Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2016 @

AM no FM... e agora?

O que fazer com as migrantes AMs que passam a operar em FM? E como as demais FMs devem encarar a nova concorrência?

Publicidade

No último dia 7 de novembro, o presidente Temer autorizou a migração de 244 emissoras de rádio para o FM. Durante discurso, o então presidente disse: “Quem ouve as AMs, poderá ouvir melhor em FM”.

Ele não mentiu, porém nos perguntamos então:
 
Como o radio AM vai migrar seus ouvintes para o FM?
 
Quais obstáculos o radio AM pode enfrentar?
 
Como as atuais radios do FM, vão receber as AM’s?
 
Quais obstáculos o radio FM pode enfrentar?
 
Vamos pensar juntos…
 
O radio AM, tem em sua cultura, ouvintes mais fiéis, tradicionais e um perfil mais adulto.  O esforço para que esses ouvintes continuem fiéis e tradicionais, vai muito além do DIAL. Então vou resumir em uma só palavra: Marketing.
Lembro que marketing não é somente colocar Outdoor, publicações em Redes Sociais, em jornais ou veiculações em emissoras de TV.  Saber comunicar é importante, por isso, desenvolver uma CAMPANHA, com certeza vai fazer a diferença. Se engana muito, quem confunde VENDER ou PUBLICIDADE com marketing. Para saber mais sobre Marketing em radios, fale diretamente comigo pelo e-mail.
 
Continuando...
 
Considerando de forma radical, alguns dos ouvintes do radio AM ficarão perdidos e abandonados, pois não vão entender a falta de sintoniza da sua companheira diária no DIAL. Além dos poucos que ainda se prendem a equipamentos despreparados para o FM ou acesso online. Então, capriche no MARKETING.
 
E quais os obstáculos pro AM?
 
Vou elencar em tópicos:
 
-       Plástica: as suas vinhetas e suas colocações estão prontas para o processador de áudio FM?
 
-       Qualidade das músicas: as suas músicas estão em formatos de qualidade para o FM?
 
-       Estilo de locução: o locutor está se preparando para comunicar através do poder do som do FM e pros novos ouvintes que ele pode atingir?
 
-       Qualidade dos comerciais: os produtores estão preparados para evitar spots em MONO e com baixa qualidade de compressão? 
 
-       Fm’s consolidadas: a AM está pronta para enfrentar marcas consolidadas na frequência modulada? (não esqueça do marketing...)
 
-       Inexperiência em programação musical: é sabido que a programação musical de uma emissora AM não tem sido seu principal conteúdo, desta forma, não esta bem elaborada e equilibrada. 
 
Mas e o FM?
 
Acredito que alguns dos gestores de radio FM estejam bem preocupados. Afinal, algumas AM’s, em grandes centros do Brasil, tem mais ouvintes por minutos que muitas FM’s consolidadas, conforme pesquisas do IBOPE.
É... talvez seja hora de inovar e não esquecer do MARKETING.
O FM não pode menosprezar o AM, pois muitas das FM’s são hereditárias do AM. Ou você acha que sertanejo, horóscopo e outros ‘blá-blá-blás”são invenç.ões do FM?
 
Então, quais os obstáculos pro FM?
 
Vamos por tópicos também:
 
-       Aumento de concorrência: O Ibope tem dividido o resultado da pesquisa, entre AM e FM. Quem hoje está em segundo ou terceiro lugar no FM, pode acabar caindo algumas posições. Lembro da grande audiência de AM’s por todo Brasil.
 
-       Divisão de “Budget” (orçamentos) – com novas concorrentes no FM, as agências podem diminuir a verba aqui ou ali, para estar em mais emissoras.
 
-       Marketing de guerrilha das AM’s: mesmo que não se tenham grandes investimentos, as AM”s vão focar em divulgar de forma mais agressiva a sua nova frequência.
 
-       Possível instabilidade de audiência: com mais rádios no FM, mais oportunidades para os ouvintes. O coordenador artístico que sofrer do coração, terá de fugir de grandes centros para evitar o IBOPE mensal.
 
Bom... esse tema ainda vai dar muitas outras colunas. Então vou parar por aqui para que o radialista possa refletir e quem sabe participar da discussão. Mas pense bem, nessa primeira fase, não esqueça do MARKETING na sua Radio.

Dúvidas, sugestões e troca de ideias, escrevam para mim: [email protected]

 

Tags: Migraçăo AM-FM, conteúdo, marketing, dicas, FMs, concorręncia

Compartilhe!

Colunista
Cristiano Stuani

Consultor de Marketing e Professor Universitário no Curso de Administração de Empresas. Formado em Administração com Pós em Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Foi Diretor de Marketing e Artístico da Rádio Paiquerê FM 98.9 de Londrina, Gestor de Implantação da Rede Kairós FM, além de atuar como assistente de marketing nas Rádios Folha FM 102.1 e Igapó FM 104.5 (ambas em Londrina) e com passagem pela coordenação da 98 FM 98.9 de Curitiba (Grupo GRPCOM).

E-mail: [email protected]
.

tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h ŕs 12h e das 14h ŕs 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.