Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Segunda-Feira, 27 de Março de 2017 @

Como produzir uma rádio de forma criativa?

Publicidade

Quando pensamos em produzir alguma peça, criar uma campanha ou promoção em uma rádio a intenção é chamar a atenção da audiência dando algum destaque na programação. 

Isso porque geralmente o ouvinte acompanha a programação das rádios fazendo diversas outras coisas e nós precisamos fazer com que o som da nossa peça chame mais a atenção do que todo o resto que o cerca. E pra fazer com que algum desses itens vá ao ar e realmente atinja o seu publico de maneira eficaz é preciso ser criativo.
 
Existe uma região do nosso cérebro chamada "área de broca", essa é a parte responsável pela expressão da linguagem, produção da fala e compreensão. A grosso modo essa região funciona como uma espécie de tradutor do que nós ouvimos para o que sentirmos, então podemos concluir que precisamos trabalhar os sentidos da nossa audiência e se for assim conseguiremos enfim passar uma mensagem que não vai ser apenas ouvida mas sentida e é aí que a criatividade entra.
 
O que é criatividade?
 
Segundo o dicionário: 
 
- Qualidade ou característica de quem ou do que é criativo.
 
- Inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.
 
Alguns pensam que a criatividade vem apenas do berço mas pelo significado acima essa teoria já cai por terra e ao contrário do que outros pensam a criatividade também não nasce do nada.
 
A criatividade vem de nossas experiencias, tudo que nós consumimos desde a infância impacta direto em nossa maneira dr criar. Então se você planeja criar uma peça criativa e quer ficar trancado no estúdio olhando pro computador, esqueça. Sai logo daí! 
 
Abaixo vamos listar algumas coisas que podem te ajudar a ser mais criativo na elaboração das peças da sua rádio:
 
TENHA SEMPRE UM CADERNO UM UM BLOCO DE NOTAS PRÓXIMO
 
Anote, desenhe, rabisque...mesmo se a ideia parecer ridícula, anote! Grandes ideias nascem da junção de micro ideias que já tivemos antes mas não foram usadas.
 
Quando for escrever um texto recorra ao que já escreveu e escreva coisas novas. Você vai mandar as ideias pra fora e depois no tempo oportuno elas mesmo vão buscar você.
 
ORGANIZE SEU PROJETO
 
Pense primeiro em que tipo de peça vai produzir, que tipo de voz vai usar, quais efeitos podem estar envolvidos e monte sua base, independente de qual programa de edição você use. Lembre-se: Nada é mais importante que a informação, podemos enfeitar a peça mas o som precisa estar claro. 
 
ITENS PARA EXPLORAR
 
Ao invés de ficar trancafiado no estúdio olhando pra tela vazia procure alguns elementos que podem te dar aquela boa ideia para escrever sua peça:
 
 - Wikipedia 
- Associação de palavras
- Letra de música
- Entrevista
- Youtube
- Twitter
-Facebook
-Soundcloud
- Blog ou sites (como este!)
 
Tudo isso vai te dar mais munição para acertar o alvo. Não fique com vergonha de criar algo que possa parecer lógico demais para as outras pessoas. Criatividade é justamente juntar os pontos óbvios que outras pessoas ainda não pensaram.
 
Apesar de boas ideias nascerem muitas vezes de severas restrições como por exemplo a limitação da duração do spot ou chamada, precisamos nos organizar para que essas restrições não passem do limite.
 
Geralmente a maioria das demandas que chegam pra nós sempre vão carimbadas com o selo "urgente" e isso pode jogar por terra a parte criativa que você poderia desenvolver. Você nunca terá todo o tempo do mundo a sua disposição mas para criar bem você também não pode ser extremamente pressionado para entregar para ontem.
 
A empresa Café Communications uma vez resolveu fazer um vídeo para explicar que a criatividade não costuma acontecer com a pressão do tempo e sim quando você pode ter liberdade e consegue se divertir criando.
 
Pra provar isso eles foram até uma sala de aula e pediram algumas crianças desenhassem um relógio em 10 segundos. Depois de ver a simplicidade daqueles desenhos eles deram uma nova folha em branco e pediram pra que eles redesenhassem um relógio agora com 10 minutos. O resultado é que com mais tempo você consegue criar mais coisas e desenvolver ideias com mais liberdade.
 
Veja o vídeo aqui:
 
 
Acredito que levando em conta tudo isso você conseguirá colocar mais criatividade nas suas peças obviamente levando em conta como é seu ouvinte. Lembre-se, você precisa ser criativo para ele e não só para você.
 
 
Um abraço e até!
 
-----
 
Veja abaixo o vídeo que reforça algumas dicas e sugere novos truques para você ser mais criativo.
 
Tags: produçőes, áudio, texto, criatividade

Compartilhe!

Colunista
Gleyson Lage

Gleyson Lage é locutor e produtor desde 1998. Começou a carreira com 12 anos na rádio Pontal FM de Itabira- MG. Já trabalhou na rádio Itatiaia- BH e assumiu a produção da 98FM-BH em 2006 onde hoje apresenta o programa 98 Esportes das 8 às 10 da manhã. Através da Galla Produções já escreveu e produziu várias rádios no Brasil como: 98FM – Curitiba, Jovem Pan – SP, Mix FM- BH, BHFM, Capital FM,  Centro América Hits entre outras. 

E-mail: [email protected]
.

tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h ŕs 12h e das 14h ŕs 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.