Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2016 @ 00:00

Sócrates da Silva

Um bate-papo sobre a Rádio Liberdade de Caruaru. Destaque para a migração e cobertura das eleições.
Teste

O portal tudoradio.com publica hoje mais uma entrevista exclusiva sobre uma importante rádio brasileira: Trata-se da Rádio Liberdade AM 910 FM 94.7 de Caruaru, reconhecida na região Nordeste do país devido o seu trabalho jornalístico e pelos resultados de audiência no interior pernambucano. Sócrates da Silva, gerente de programação, conversou com o tudoradio.com, onde destaca a trajetória da emissora, cobertura do período eleitoral e o processo de migração AM-FM vivido pela rádio.

Boa leitura a todos!
 
 
A Rádio Liberdade AM está comemorando 50 anos no ar. Conte-nos um pouco da história da rádio.
 
Descrever esses 51 anos numa rápida entrevista é difícil, mas eu posso trazer alguns fatos interessantes desse período. A Rádio foi fundada em novembro de 1965, praticamente 1 mês antes do AI-5 na Ditadura Militar. Hoje analisando a situação, ficamos imaginando como permitiram a liberação de uma emissora com o nome Liberdade justamente nesse período histórico. A Rádio surgiu com uma forte ligação com o jornalismo e com o esporte, tanto que no dia da sua inauguração já houve transmissão esportiva. A Liberdade foi a primeira emissora de Caruaru a transmitir do Maracanã, foi a primeira a comprar direitos de transmissão da Copa do Mundo Fifa, foi também a primeira a ter uma rede para a transmissão de futebol a Liberdade Sat. A Liberdade FM também tem o seu pioneirismo pois foi a primeira no interior de Pernambuco. Tudo isso foi possível graças ao empreendedorismo do seu fundador Luiz José de Lacerda que sempre teve um sonho de ter uma emissora forte, que se destaca-se não só no interior como em todo o Estado. Lúcido, aos 92 anos, e ainda a frente dos seus negócios de importação de bacalhau, “Seu Luiz” nunca precisou da emissora para tocar seus projetos pessoais. Luiz Lacerda queria “apenas” ouvir os jogos do Central Sport Club em sua emissora e que ela fosse reconhecida por ser inovadora e representasse a comunicação de Pernambuco em alto nível.
 
A rádio está entre as mais tradicionais do país. Ela está na iminência de ir para o dial FM. Como estão os preparativos para essa mudança?
 
Esses preparativos começaram em 2015. Unificamos a nossa Programação de FM e AM mantendo o jornalismo tão marcante na Liberdade AM, junto com a programação consolidada na liderança há mais de uma década da Liberdade FM. Mais uma vez, acabamos sendo pioneiros pois fomos a primeira emissora do interior do Norte/Nordeste a ter a sua programação sendo veiculada simultaneamente em dois canais (AM e FM). Desde então alguns ajustes foram feitos para enquadrar ainda mais a emissora a nova realidade de mercado. Desde a unificação fizemos duas pesquisas: uma para avaliação interna com o Instituto Referência e ou outra junto com todo o mercado local com o Instituto 6Sigma. Em ambas, tivemos a confirmação de que o público absorveu e comprou nossa ideia. No Share Geral de audiência temos 40,4% de audiência, enquanto a segunda colocada tem 23,2%. Outra pesquisa será realizada agora após o período eleitoral e estamos trabalhando para pelo menos repetir esses números.
 
O Sistema de Comunicação Liberdade já tem experiência em rádio FM, já que a Rádio Liberdade FM é uma das principais emissoras do estado. Qual é o planejamento para ter duas rádios na faixa FM?
 
Nesse momento, estamos muito atentos ao mercado. Temos que fazer algo que agrade aos ouvintes e que seja rentável, esse é o grande X da questão. As possibilidades são imensas, podemos rejuvenescer a programação que era veiculada na Liberdade AM, podemos partir para a linha News, quem sabe usando a experiência da Liberdade Sat possamos seguir a linha de só de esportes, ainda é possível assumir uma linha jovem... enfim, são muitas possibilidades. Em Caruaru, a liberação do novo canal FM deve ocorrer, segundo o cronograma do Ministério, apenas em 2018. Sendo assim, ainda temos alguns meses de estudo para fecharmos essa situação. Em termos de estrutura, nossa sede comporta o novo canal facilmente e temos duas áreas para a instalação do novo transmissor.
 
A Rádio Liberdade também conta com um departamento promocional intenso, com várias promoções e coberturas especiais, como a Festa Junina de Caruaru. Como é o retorno obtido com essas ações?
 
Quando o nosso Diretor Executivo, Ivan Feitosa, me convidou para ser o Diretor de Programação da emissora tinha algo muito claro em minha mente. Precisávamos estar criando promoções e inovando sempre. Foi assim que surgiram promoções com Geladeiras, Bora Tomar Uma, Camas Box, Salários Mínimos, Contas dos Ouvintes Pagas, Transformação para Nossas ouvintes, Carteira de Habilitação, Carona, Bicicletas, são realmente muitas promoções. Nós sempre estamos com uma novidade no ar e fazendo com que a rotatividade de promoções atice a curiosidade e o desejo dos ouvintes em sempre estarem ligados na Rádio e aguardando a novidade. Nosso Departamento de Produção, que tem à frente Wandemberg Alves, não deixa por menos. Fazemos chamadas diferenciadas nessas promoções, surgindo o talento dos nossos colaboradores que se transformam em radioatores e radioatrizes. Vale a pena conferir as chamadas pode ter certeza. Já em relação ao São João é algo ligado ao DNA da emissora e da cidade. Foram as rádios AM de Caruaru que impulsionaram essa festa para ser conhecida nacionalmente. Os concursos, as palhoças, as fogueiras se transformaram no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, nas Comidas Gigantes nos bairros, nas Manifestações Culturais tudo com total cobertura da Liberdade. Estivemos transmitindo os Shows de artistas locais e nacionais, cobrimos todas as Comidas Gigantes da cidade, relatamos os principais acontecimentos da Capital do Forró. Transmissão do São João tem que ter Liberdade. 
 
A rádio também já está voltada para as eleições municipais. Como será a cobertura jornalística?
 
Já estamos nesse processo desde o início do ano com o nosso Departamento de Jornalismo, que tem a frente Helenivaldo Pereira. Realizamos entrevistas com pré-candidatos, contratamos o professor Marco Aurélio, que é analista político em nossa cidade, estamos dando início a uma série de entrevistas no programa Show da Cidade, onde a jornalista Elaine Dias conversará com os 7 candidatos a Prefeito em nossa cidade, na sequência faremos entrevistas com os candidatos a vice. No mês de setembro, no dia 23, realizaremos o nosso debate para o primeiro turno da Eleição. Inclusive, estamos na fase de produção, com definição das regras. O horário será das 09h às 12h, no auditório do Sest/Senat. No dia da Eleição voltamos toda a nossa programação para a cobertura do pleito, com analistas, comentaristas, repórteres de Caruaru e de todo o Estado. E a apuração é um fato à parte. Os candidatos só acreditam que estão eleitos quando a Liberdade divulga, os ouvintes passam o dia inteiro ligados na emissora, acompanhando todos os fatos.
 
Como o mercado recebe essa cobertura que a Rádio Liberdade faz do período eleitoral?
 
A prova do sucesso e da credibilidade da emissora nas nossas coberturas jornalísticas e, especificamente, nas Eleições está no fato de termos vendido todas as cotas disponíveis do projeto ainda no primeiro semestre. Alguns acabam ficando de fora e entram em projetos menores dentro do período eleitoral só para agregar a sua marca a uma cobertura de tamanha credibilidade como a da Liberdade.
 
Tags: Sócrates da Silva, Rádio Liberdade, Caruaru, Pernambuco, eleições, migração AM-FM

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré.

E-mail: [email protected]
tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.