Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2016 @ 00:00

Gustavo Pinheiro

Um bate-papo com o gestor artístico das rádios Educadora FM, Band FM e Nativa de Campinas
Teste

O tudoradio.com tem o prazer de publicar mais uma entrevista com um importante nome do rádio nacional. Hoje conversamos com Gustavo Pinheiro, gerente artístico das rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação em Campinas, ou seja, emissoras como Educadora FM, Nativa FM e Band FM estão sob a gestão do profissional.

No papo nós conversamos sobre a trajetória dessas emissoras e do mercado de rádio de Campinas, além de outros temas relevantes para o rádio brasileiro.
 
Acompanhe! Boa leitura a todos. 
 
Há quanto tempo você atua pelo Grupo Bandeirantes de Campinas e como foi sua chegada?
 
Desde 1985. Meu pai, João Pinheiro, que era Diretor da Band Campinas em 1981 me apresentou ao rádio, e de cara fiquei fascinado pela estrutura dos estúdios, os programas e etc. Depois de um tempo, com 15 anos comecei a trabalhar como operador de áudio.
 
Você sempre atuou pelas rádios do grupo ou teve passagens por outras rádios?
 
Sempre estive na Band, primeiro como operador de áudio, coordenador artístico e depois como gerente artístico de rádios.
  
A Educadora FM é uma das principais rádios do país, liderando por vários anos o ranking geral de audiência. A que você atribui esse resultado?
 
Existe um equilíbrio entre vários fatores. De cara posso destacar a qualidade de sinal e de áudio. É o princípio de tudo. Sem isso a cobertura seria prejudicada e, consequentemente, a nossa audiência também. Uma boa programação musical, plástica bem elaborada, promoções criativas e campanhas de marketing nos ajudam a criar uma identidade muito forte e reforçam o nosso posicionamento. Mas, acredito que a nossa equipe e o nosso conteúdo exclusivo sejam fatores decisivos, pois o que criamos por aqui não está disponível em outras rádios e na internet.
  
A Educadora FM também conta com ações diferenciadas para fixação da marca, como o E-Club, pedágios, entre outras. Essas ações têm o retorno esperado?
 
Sim, e são importantíssimas para posicionar a rádio. A Educadora historicamente investe pesado em promoções e esteve presente na web desde os primórdios da internet.
Não tenho dúvidas em afirmar que os projetos especiais hoje, são o carro chefe da rádio e garantem ótimos resultados artísticos e comerciais.
 
Hoje, a Educadora FM perdeu a liderança do ranking geral para a Band FM. Como o grupo trabalha essa questão de audiência entre as rádios?
 
Hoje sou responsável pelas 3 emissoras, Educadora FM, Nativa FM e a Band FM. A questão da briga pela liderança já acontecia antes da chegada das outras rádios, eventualmente ela escapava, mas o importante era ter uma rádio bem competitiva, artisticamente e comercialmente falando, a liderança no ranking por si só não garante esta condição. A missão agora é tornar todas as rádios competitivas, cada uma dentro do seu perfil de programação, independente de qual seja a sua colocação.
 
Como foi desenvolver o trabalho para que a Band FM chegasse à liderança do ranking?
 
Primeiro estudamos o mercado de rádio de Campinas e observamos uma oportunidade no segmento popular, havia uma carência de uma rádio com o perfil e a qualidade da Band FM. Depois utilizamos a expertise promocional que já tínhamos nas outras rádios do Grupo e rapidamente reproduzimos na Band. E aí novamente entra o fator equipe. A galera é muito profissional, abraçou o projeto incondicionalmente e acelerou este processo de crescimento. Em 1 ano os ouvintes já se identificaram com a rádio e seus comunicadores e já batemos o primeiro lugar em Campinas.
 
A Nativa FM tinha de sinal em Campinas que um problema parece estar sendo superado. A emissora já está operando com seu novo parque de transmissão?
 
Sim, já estamos operando com os novos equipamentos e finalizando os novos estúdios.
 
Já é possível estimar algum resultado com esse pouco tempo de operação da nova estrutura? Qual a expectativa do grupo sobre a rádio com o sinal mais abrangente?
 
Já tivemos uma resposta de audiência muito rápida e significativa, isto aumenta as possibilidades tanto promocionais como comerciais em áreas que não tínhamos cobertura no passado.
 
O grupo trabalha a hipótese de ter as três rádios no topo do ranking de audiência?
 
Tenho certeza que em um curto prazo de tempo, com uma boa estratégia, muito trabalho e com as equipes que nós temos, o Grupo Band terá as 3 emissoras de maior audiência no FM de Campinas.
 
Campinas possui um dos espectros em FM mais congestionados do país, com muitas rádios de outros mercados alcançando a região, além de muita pirataria em FM. Vocês conseguem mensurar se isso atrapalha as FMs de Campinas? Se sim, como que essa situação interfere na atividade das emissoras campineiras?
 
Atrapalha e muito, mas é difícil mensurar o quanto. No mercado onde a concorrência aumenta sem controle, seja com outras emissoras legalizadas ou piratas, existe um risco da sua participação diminuir. Isto pode ter reflexos na sua audiência e faturamento. Mas quantidade não é qualidade, por isso que temos que investir no posicionamento das nossas marcas, pra nos protegermos deste tipo de problema e sempre sermos a primeira e melhor opção para ouvintes e anunciantes.
 
Novamente sobre a Educadora, é perceptível um volume considerável de participações de ouvintes vindas de fora de Campinas. Acredita que a audiência das emissoras do Grupo Band (e outras de Campinas) seriam superiores se o Kantar Ibope Media passasse a cobrir as cidades da região metropolitana (como ocorre em outros mercados)?
 
Sem medo de errar, a resposta é absolutamente sim.
 
E a Rádio Bandeirantes? Recentemente ela chegou a ocupar a liderança geral do AM em Campinas. Tem algum planejamento para a migração da Rádio Bandeirantes para a faixa FM?
 
Sim, o Grupo sempre está em busca de oportunidades e sempre acompanhou de perto todo o processo da migração das AM’s para o FM. Quando houver a definição de distribuição de frequências, estará pronta para esta nova fase.
 
Colaboração de Daniel Starck
 
Tags: Bandeirantes, Educadora FM, Campinas, audięncia, Band FM, Nativa FM

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré.

E-mail: [email protected]
tudoradio.com © 2001 - 2017 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h ŕs 12h e das 14h ŕs 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.