Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 29 de Outubro de 2013 @ 07:30

Extra: Rádio Grenal terá nova sintonia em Porto Alegre. Liberdade poderá ocupar dois canais

Porto Alegre – Rede Pampa leva Grenal para estação sediada em Porto Alegre, substituindo a Liberdade FM no dial

Publicidade

Uma notícia importante para o rádio do Rio Grande do Sul e do país. A Rede Pampa de Comunicação decidiu alterar as sintonias de rádios operadas pelo grupo, realocando as rádios nas concessões comandadas por ela. A novata Rádio Grenal FM 101.9 passará a operar a partir do canal 95.9 FM, emissora com sistema irradiante sediado em Porto Alegre. Já a Liberdade FM 95.9 poderá contar com dois canais para cobrir a capital gaúcha. Trata-se de uma mudança estratégica da Rede Pampa que tem a finalidade de priorizar a operação da Rádio Grenal na capital. As alterações também atingirão as estações AMs controladas pelo grupo, sendo válidas a partir de novembro.

Inaugurada em março de 2012 a Rádio Grenal ocupa em FM uma concessão que possuí seu sistema irradiante instalado em São Francisco de Paula, município localizado na região serrana do Rio Grande do Sul. A cobertura de sinal da 101.9 FM em Porto Alegre é parcial, atingindo de forma local apenas a zona norte da capital. Já na zona sul a rádio convive com sombras devido a densidade da área urbana da cidade, topografia e principalmente a distância até a torre da 101.9 FM. Ao mudar para 95.9 FM a Rádio Grenal contará com uma estrutura técnica de transmissão instalada em Porto Alegre, mais especificamente no Morro da Polícia (local que abriga a maioria das estações FM da capital gaúcha). O sinal da 95.9 FM é local em Porto Alegre e também em toda a área metropolitana.

Já a Liberdade FM 95.9 passará a contar com duas frequências para cobrir Porto Alegre e região metropolitana. A primeira delas que já está transmitindo essa rádio da Rede Pampa é a 104.9 FM da Barra do Ribeiro, estação que possuí sinal local na zona sul da capital gaúcha. Para atingir a zona norte a Liberdade FM poderá ocupar a 101.9 FM que hoje é ocupada pela Rádio Grenal, porém essa situação ainda não foi confirmada e anunciada pela Rede Pampa, diferente das demais alterações. A estação sediada em São Francisco de Paula também possuí cobertura de sinal local a boa em cidades importantes da serra gaúcha, com destaque para Caxias do Sul, Gramado e Canela.

A Rádio Grenal é um projeto de rádio dedicado ao futebol profissional do Rio Grande do Sul, tendo como foco os times Grêmio e Internacional. Já a Liberdade FM é uma rádio popular voltada à música gaúcha.

Mudanças no AM

A Rede Pampa também promove mudanças na faixa AM. A Rádio Grenal deixará a frequência 780 AM e inverte de lugar com a Caiçara AM, que cederá a sintonia 1020 AM (estação de maior potência). Os sistemas de transmissão dessas duas estações AMs ficam em ilhas do Rio Guaíba, em frente ao Centro da Capital, mas a frequência 1020 tem alcance maior, dada a potência do sinal.

As mudanças estão previstas para o próximo dia 1 de novembro, conforme anunciado pela Rede Pampa.

Colaboração de Fernando Hahn Bueno

As rádios na Grande Porto Alegre e seus sinais – Veja e ouça a cobertura dessas e de outras rádios em Porto Alegre e região: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Grenal, Liberdade FM, canais, Rede Pampa, Porto Alegre, Caiçara AM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.