Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 04 de Dezembro de 2013 @ 07:43

Panorama: Beat98 FM é vice-líder geral no Rio de Janeiro. JB FM está em quarto

Rio de Janeiro – Super Rádio Tupi, Rádio Globo e Mix FM também se destacam

Publicidade

O mercado do Rio de Janeiro está movimentado desde o início de novembro, quando o Instituto Ibope repassou às agências do meio e às emissoras de rádio o mais recente resultado geral da audiência FM local. O rádio carioca está em alta e tem apresentado evoluções constantes na média geral de ouvintes por minuto, sendo que na comparação entre as duas últimas pesquisas o meio acumulou cerca de 18 mil novos ouvintes em sua média. E a reação trouxe destaques: várias emissoras ampliaram seus números no Rio de Janeiro e região metropolitana. Acompanhe (agosto a outubro/2013, período 05h-00h, todos os dias e locais).

A Beat98 FM 98.1 é um dos principais destaques da atual medição de audiência no Rio de Janeiro, emissora que voltou a ocupar a vice-liderança geral no período 05h-00h (todos os dias e locais). A rádio tem apresentado uma sequência positiva de avanços expressivos, sendo que na comparação com as últimas duas pesquisas a 98.1 FM acumulou cerca de 6 mil novos ouvintes na sua média por minuto, fato que diminuiu a distancia para a atual líder geral FM O Dia FM 100.5. Com o novo avanço a Beat98 FM registrou uma marca superior a 190 mil ouvintes por minuto e agora defende a posição contra a Melodia FM 97.5, emissora que também registrou um índice semelhante na pesquisa.

Também foram destaques os números obtidos pelas rádios Super Rádio Tupi FM 96.5 e Rádio Globo FM 89.5. Para se ter idéia de como o resultado foi importante para essas duas emissoras basta considerar que ambas registraram suas melhores marcas desde que estrearam na faixa FM. A Super Rádio Tupi foi a rádio que mais avançou na medição quando comparado com os números anteriores, somando mais de 9 mil novos ouvintes em sua média por minuto. Um avanço próximo a esse foi registrado pela Rádio Globo, emissora que acirra a disputa por posição contra a Nativa FM 103.7, isso no ranking do período 05h-00h (todos os dias e locais).

Lideres de segmentos também se destacaram na pesquisa atual. A JB FM 99.9 segue registrando uma de suas melhores marcas no Rio de Janeiro e está isolada na condição de FM do segmento adulto-contemporâneo mais sintonizada do país (isso se considerado os números absolutos acumulados pela rádio através de uma estação, sem considerar a soma de rádios que operam em rede). A JB está na quarta colocação geral do ranking de audiência, ganhando uma posição na comparação com a pesquisa passada. Outra líder de segmento que também tem se destacado é a Mix FM 102.1, rádio que nas últimas quatro medições tem somado cerca de 14 mil novos ouvintes à sua média por minuto, isso no período 05h-00h (todos os dias e locais).

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação de todas as posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Share do FM – os “pontos” das rádios

Um dos “filtros” da medição aponta a partilha do total do mercado FM entre as emissoras participantes da pesquisa, se assemelhando a uma “pontuação” de audiência. Trata-se da porcentagem de audiência de cada rádio perante os 100% do meio. Veja como ficou essa divisão entre as 15 primeiras colocadas com base no período 05h-00h (todos os dias e locais – agosto a setembro/2013), com base no cruzamento de informações de rádios e agências voltadas ao meio.

01 – FM O Dia FM 100.5 – 15,1%
02 – Beat98 FM 98.1 – 12,7%
03 – Nova Melodia FM 97.5 – 12,6%
04 – JB FM 99.9 – 9,7%
05 – 93 FM 93.3 – 9,6%
06 – Super Rádio Tupi FM 96.5 – 9%
07 – Nativa FM 103.7 – 5,6%
08 – Rádio Globo FM 89.5 – 5,6%
09 – Mix FM 102.1 – 3,5%
10 – MPB FM 90.3 – 2,5%


São 22 estações que partilham o total da audiência FM do Rio de Janeiro e região metropolitana.

Veja e ouça a lista completa de rádios da capital fluminense e região clicando aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.