Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2013 @ 07:43

Pesquisa do Ibope mostra que 40% dos brasileiros têm o Rádio como a primeira e segunda opção de acesso

São Paulo – Pesquisa do Ibope foi encomendada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal

Publicidade
O Instituto Ibope divulgou o resultado de uma pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) que mostra que o rádio é o segundo veiculado mais acessado pela população, somando, entre a primeira e a segunda opção, mais de 40% dos brasileiros. Já 78% tem a TV como primeira opção, enquanto 13% tem como segunda.
 
O Ibope ouviu 18 mil brasileiros em várias cidades do país. A pergunta “Qual o meio de comunicação que você mais acessa?” admitia respostas múltiplas. O rádio ficou com a segunda colocação e, entre a primeira e segunda opção, somou 40%. A Internet vem em seguida com 29%.
 
Em agosto deste ano, o Ibope Media divulgou uma pesquisa realizada pelo Target Group Index que aponta que 73% dos brasileiros escutaram rádio nos últimos sete dias. Esse número corresponde aos brasileiros que vivem nas principais capitais e regiões metropolitanas do Brasil. A pesquisa foi feita em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.
 
Ao todo, entre julho de 2011 e agosto de 2012, foram realizadas 20.736 entrevistas com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE, com idades entre 12 e 75 anos. A representatividade é de 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos ou 71 milhões de pessoas. De acordo com o levantamento, nas rádios AM e FM, as músicas aparecem no topo da lista dos mais ouvidos (92%). Na sequência estão os noticiários locais (46%) e os nacionais (36%).
 
Já em setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012, que apontou que o aparelho de rádio está presente em 80% dos domicílios, levando em conta que a pesquisa não considerou os aparelhos de telefonia celular que sintonizam FMs.
 
O número mostra que ainda é grande o número de casas que contam com pelo menos um aparelho de rádio. O número de pessoas que ouvem rádio é ainda maior, levando em consideração a grande oferta de telefones celulares que são sintonizadores de FMs, além dos rádios instalados em veículos. Segundo dados da Anatel, o Brasil conta com mais de 200 milhões de celulares habilitados.
 
Por fim, no início de dezembro, um levantamento feito pelo Instituto Ibope mostrou que o Brasil é o país onde mais se consome rádio na América Latina. O levantamento também mostrou que, no consumo simultâneo de mídias, o brasileiro, quando está ouvindo rádio, prefere navegar pela Internet. O Brasil também supera os demais países da América Latina quando ouve rádio off e online.
 
De acordo com o Ibope, 67% dos brasileiros ouvem rádio de modo tradicional (chamado offline). Os ouvintes dos demais países que foram pesquisados (Colômbia, Equador, Guatemala, Peru e Costa Rica) somam 63%. Outro item que também foi pesquisado foi o consumo de rádio online (internet) e de forma tradicional.
Tags: Pesquisa, rádio, Ibope, ouvinte, Brasil

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.