Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 19 de Dezembro de 2013 @ 07:46

Panorama: 89 A Rádio Rock completa um ano de volta ao dial FM de São Paulo

São Paulo – Retorno ocorreu no dia 21 de dezembro do ano passado após selar parceria com o UOL

Publicidade
No próximo sábado (21 de dezembro) a 89 A Rádio Rock FM 89.1 completará um ano desde o seu retorno ao dial FM de São Paulo. A emissora que está próxima de completar 12 meses da trajetória atual movimentou o mercado de rádio de São Paulo, principalmente nos primeiros meses de sua operação. O rápido crescimento no ranking de audiência no início de 2013 motivou mudanças em outras emissoras, além de um aquecimento no meio comercial do FM paulistano. No final de 2012 a 89.1 FM ficou próxima da interrupção de suas atividades, mas fecha 2013 com saldo positivo em audiência e faturamento. Acompanhe:
 
A 89 A Rádio Rock ressurgiu no dial FM de São Paulo após seis anos de aposta no segmento jovem/pop por parte da emissora. O retorno ocorreu através de uma parceria no formato “naming rights” com o portal de conteúdo UOL. No primeiro semestre de 2013 a rádio operou como “UOL 89 A Rádio Rock” e, na sequência, adotou o seu nome fantasia original (89 A Rádio Rock), mas a parceria de conteúdo entre o UOL e a emissora continuou. Além do portal a FM paulistana passou a contar com vários parceiros comerciais e promocionais, com destaque para a montadora Ford. Essa parceria originou o programa “Ford Rocks”. Já com a cervejaria Caravelli a rádio passou a ter a sua própria marca de cerveja.
 
O retorno do formato “rádio rock” por parte da 89.1 FM manteve a rádio em destaque em São Paulo. Recentemente o Tudo Rádio noticiou que a FM paulistana conquistou o “Grande Prêmio da Crítica”, premiação concedida pela Associação Paulista de Críticos (APCA). A emissora também foi destaque no documentário “Cultura Pop Brasileira”, veiculado diariamente pela Warner Channel Brasil. Foi dedicada uma edição completa do programa para destacar como foi o retorno da 89 A Rádio Rock ao dial FM de São Paulo, sem deixar de abordar o fato de que a emissora estava decidida em encerrar as suas operações no final de 2012. O programa também contou com depoimentos de músicos e ouvintes que destacaram a importância do retorno da 89 A Rádio Rock.
 
A idealização do projeto da volta da Rádio Rock ocorreu no fim de outubro do ano passado, quando a 89 passou um fim de semana com a programação com a plástica da Rádio Rock para promover a webradio que levava o mesmo nome. Com a grande mobilização dos ouvintes, a direção da rádio levantou a hipótese do retorno da marca ao dial. Após quase dois meses (já em dezembro), a rádio firmou a parceria com o UOL.
 
A 89 A Rádio Rock também fecha o ano contando com uma loja física da emissora, estabelecimento comercial que foi inaugurado recentemente em um shopping de Santo André (Grande São Paulo). O local vende produtos relacionados ao gênero musical “rock” e também à marca da emissora. A rádio também mantém uma série de projetos promocionais e eventos em São Paulo, sendo também “media partner” da edição 2014 do festival Lollapalooza.
 
Audiência
 
Logo após o seu retorno a 89 A Rádio Rock contou com um crescimento meteórico nos principais períodos de medição da pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. A emissora chegou a registrar mais de 110 mil ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais), fato que a posicionou entre as estações mais sintonizadas de São Paulo. O crescimento da 89 A Rádio Rock motivou mudanças em emissoras que antes concorriam com a 89.1 FM pelo segmento jovem/pop, destaques para os retornos de Marcelo Braga para a direção da Mix FM 106.3 e de Wagner Rocha para a Metropolitana FM 98.5, emissoras que também registraram sequências de crescimento ao longo de 2013 (dados do Instituto Ibope).
 
Porém a 89 também passou por um período de queda acentuada em sua média de audiência, situação constatada principalmente no começo do segundo semestre de 2013. Essa queda não persistiu e nos últimos três resultados repassados pelo Instituto Ibope ao mercado apontaram evoluções nos números da 89 A Rádio Rock, emissora que segue entre as dez rádios mais sintonizadas de São Paulo no período 05h-00h (todos os dias e locais).

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: 89 Rádio Rock, estreia, aniversário, UOL, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.