Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 10 de Abril de 2014 @ 07:47

Curiosidade: Nativa FM e Band FM lideram no alcance na Grande São Paulo

São Paulo – “Ranking do Alcance” segue com onze rádios com alcance superior a marca de 1,2 milhão

Publicidade

A medição da audiência das emissoras de rádio não fica restrita ao ranking geral gerado pelos índices de “share” e média de “ouvintes por minuto”, ele vai além desses dados através de diferentes cenários oferecidos pela pesquisa do Instituto Ibope. Um deles é o “Alcance”, filtro que mede o impacto total de uma rádio durante um determinado período de tempo. Quanto mais longo o período (chegando a 30 dias ou “alcance máximo” - que determina um mês completo) maior o alcance. O Tudo Rádio já chegou a expor esse panorama de forma esporádica aos seus leitores, na tentativa de demonstrar o impacto de um trabalho radiofônico perante um determinado mercado. Acompanhe o panorama atual de São Paulo.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação lidera no “Alcance Máximo” de São Paulo e região metropolitana através de suas duas FMs populares. A Nativa FM 95.3 é a nova dona da primeira colocação nesse quesito, com um alcance máximo superior a marca de 2,6 milhões de ouvintes (impactados durante 1 mês), seguida de perto pela Band FM 96.1 (também acima dos 2,6 milhões de ouvintes, rádio que foi líder nesse filtro durante a reta final de 2013). As duas FMs viram evoluções nessa medição na comparação com 2013, elevando o teto do “Alcance Máximo” em São Paulo. Na soma o Grupo Bandeirantes de Comunicação possuí um alcance superior a 5,2 milhões concentrados em 96.1 FM e 95.3 FM.

Para efeito comparativo, dimensionando o impacto dessas rádios em São Paulo, as sete primeiras colocadas no “Alcance Máximo” em São Paulo cravaram marcas superiores ao número de habitantes residentes na cidade de Curitiba (acima do 1,7 milhão de pessoas atingidas). A sequência do ranking aparece com a Transcontinental FM 104.7 (acima da marca dos 2,2 milhões, também elevando o seu impacto na comparação com resultados passados) e Mix FM 106.3 (superior a 1,9 milhão no “alcance máximo”). O ranking também aponta as rádios Gazeta FM 88.1, Metropolitana FM 98.5 e Top FM 104.1 acima da marca de 1,7 milhão nesse filtro, além das rádios Jovem Pan FM 100.9, Alpha FM 101.7, 105 FM 105.1 e 89 A Rádio Rock FM 89.1 com desempenhos superiores a 1,2 milhão nesse mesmo quesito.

O alcance é defendido por uma parcela do mercado para ser um filtro mais relevante do que o ranking que monitora a média de audiência das rádios, principalmente por tratar de universos maiores em números absolutos (boa parte das rádios paulistanas atuam com impactos superiores a 400 mil no alcance, diferente de números que refletem uma média). Trata-se de uma contagem de quantas pessoas passaram de alguma forma por uma determinada rádio, comparação feita com outras mídias (como quantos acessos um determinado site teve durante um mês), aliando eficiência de um projeto ao porte técnico dessas emissoras.

Quanto melhor a cobertura de sinal, maior o alcance. Porém não é possível ter uma boa colocação nesse ranking se o projeto não possuí desempenho positivo em outros filtros da medição. Nesse caso o mercado deve levar em consideração todos os cenários oferecidos pela pesquisa de audiência, com a finalidade de determinar melhor o comportamento de sua audiência e o desempenho de seu projeto.

Os dados apontados nesse panorama parcial são referentes ao período janeiro a março de 2014, repassados pelo Instituto Ibope às agências do meio e emissoras participantes da pesquisa.

Sinal em São Paulo – Conheça um pouco mais sobre a cobertura das principais estações de São Paulo e região: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Nativa FM, Band FM, alcance, audiência, pesquisa, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.