Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 30 de Maio de 2014 @ 07:43

Exclusivo: Difusora FM muda foco e adota uma linha musical mais “rock” em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto – Sem assumir uma bandeira exclusiva musical “rock”, rádio aposta na segmentação

Publicidade
Os ouvintes de rádio FM de Ribeirão Preto e de várias cidades do interior de São Paulo notaram uma mudança gradual na linha artística de uma tradicional FM do estado. A Difusora FM 91.3 passou a adotar um perfil mais voltado ao gênero musical “rock” e “pop/rock”, porém sem fixar um rótulo à sua marca. A idéia tem sido executada nos últimos quatro meses, com a ausência de programas e músicas das linhas eletrônica e dance music. Com isso a Difusora FM aposta na segmentação em Ribeirão Preto, mudança de perfil que é adotada no ano em que a rádio completa 25 anos de trabalhos ininterruptos.
 
A nova linha de programação da Difusora FM não é totalmente desconhecida de seu público. Nos últimos anos a FM já estava flertando com “hits” dos gêneros “rock” e “pop/rock”, músicas que estavam intercaladas com as já conhecidas produções do “pop” nacional e internacional. No primeiro trimestre de 2014 a rádio abriu mão de programas voltados à música eletrônica e passou a adotar esse perfil mais voltado ao “rock” e ao “pop/rock” em sua grade, focando também um público-alvo que transita entre o “jovem” e o “adulto”. O perfil atual da Difusora FM também é semelhante ao adotado pela FM no início dos anos 2000, quando o “pop/rock” era um gênero em alta perante o público mais jovem.
 
Esse no perfil ainda casa com ações que a rádio costuma realizar em Ribeirão Preto, com destaque para o festival João Rock (considerado o maior do gênero no interior do Brasil que será realizado no próximo dia 31). A Difusora FM é a rádio promotora do evento desde a sua primeira edição e em 2014 tem a 89 A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo como “companheira” na divulgação do festival (saiba mais). Outro detalhe interessante é o fato da rádio procurar um público-alvo que no momento não era atendido pelas demais FMs de Ribeirão Preto e já passou pelas mãos da Difusora no passado. Já o gênero “jovem/pop” é atendido pela Jovem Pan FM 93.1 de Ribeirão Preto, emissora que está entre as estações mais sintonizadas da cidade (dados do Instituto Ibope).
 
A Difusora FM é uma conhecida rádio do interior de São Paulo, com ampla abrangência no território paulista e também em determinadas praças de Minas Gerais. A rádio que é controlada pelo grupo Emissoras Regionais possuí o seu sistema irradiante no Morro da Conquista, topografia que aliada ao porte técnico da FM concede um considerável alcance de sinal para a 91.3 FM. Essa mesma característica técnica é constatada nas demais rádios que estão instaladas nesse local, são elas: CBN FM 90.5, Clube FM 100.5, Conquista FM 97.7 e Diário FM 99.7.
 
A segmentação e o rock (ou pop/rock)
 
Desde 2012 o rádio brasileiro tem acompanhado uma movimentação que sinaliza uma maior segmentação nos grandes centros, fato que reabriu espaço ao gênero musical “rock”. No final daquele ano a capital paulista acompanhou o retorno da 89 A Rádio Rock FM 89.1 e ainda em 2012 a Baixada Santista passou a contar com a 102 A Rádio Rock FM 102.1 (atual 102 FM 102.1, que segue nessa linha de programação). Na sequência houve a ampliação da rede liderada pela Kiss FM 102.1 de São Paulo que passou a contar com uma estação no Rio de Janeiro e mudou de canal em Santos. Em 2014 o meio viu a expansão da Mundo Livre FM 93.9 de Curitiba através da recém-criada Mundo Livre FM 102.5 de Maringá e a reestréia da Rádio Cidade FM 102.9 do Rio de Janeiro. Agora a Difusora FM 91.3 reforça essa linha no interior de São Paulo.
 
Opções em Ribeirão e região
 
O rádio ribeirão-pretano tem acompanhado o trabalho de projetos com perfis mais definidos. O meio FM local e das cidades nos arredores conta com rádios especializadas no perfil sertanejo (Conquista FM 97.7 e 106 FM 106.7), ecléticas/populares (Mega FM 92.3, Band FM 96.7 e Clube FM 100.5), jovem/pop (Jovem Pan FM 93.1), jovem-adulto/pop-rock (Difusora FM 91.3), jornalismo/esportes (CBN FM 90.5), adulto-contemporâneo (Melody FM 94.1 e Diário FM 99.7) e religiosas/gospel (You FM 88.5, Rede Salvação FM 89.5, Rede Aleluia FM 103.5 e Deus é Amor FM 104.3). O meio também conta com a educativa USP FM 107.9. Outras FMs da região também alcançam a cidade.
 
Todas elas (FMs) – Veja e ouça todas as rádios sintonizadas nessa importante região paulista. Escolha: Região de Ribeirão Preto, regiões de Franca e Barretos e/ou regiões de São Carlos e Araraquara.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, rock, Difusora, programação, Ribeirão Preto

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.