Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 09 de Julho de 2014 @ 14:57

Possíveis alterações no dial FM envolvem rádios da Grande São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Florianópolis

São Paulo – Foi divulgado um documento que aponta as sugestões de alterações de várias concessões no país

Publicidade

O Ministério das Comunicações divulgou no início dessa semana um documento para consulta pública que indica sugestões de mudanças em canais de rádios FMs e televisões digitais. São vários processos em diferentes regiões do país, envolvendo estações ativas que buscam mudanças de classes e até trocas de frequências. As sugestões de alterações estão disponíveis para comentários públicos e três delas envolvem grandes centros brasileiros: Grande São Paulo, Grande Porto Alegre, Grande Campinas e Grande Florianópolis.

Existe um pedido de mudança de classe da já conhecida Mundial FM 95.7 de Jundiaí, emissora que possuí o seu sistema irradiante regular na famosa Serra do Japi. Na tabela para consulta pública a rádio deverá mudar de classe E3 para E2, ampliando assim o seu contorno protegido (situação que impede interferências de outras estações regulares em sua cobertura próxima). A Mundial possuí sinal local na Grande São Paulo e na Grande Campinas, nessa última com mais dificuldade de sintonia por causa da presença de estações em canais próximos. Uma delas vai mudar: a 95.5 FM de Amparo também está no documento, informando uma mudança para 97.7 FM e sua classe irá de B1 para A3 (podendo chegar com uma melhor sintonia na Grande Campinas).

Já em Porto Alegre a mudança envolve a 104.9 FM da cidade de Barra do Ribeiro. A estação ficou conhecida nos últimos meses após as mudanças promovidas pela Rede Pampa entre as suas rádios. Na primeira grande alteração que foi realizada em novembro do ano passado, a Pampa promoveu a estréia da Rádio Grenal em 95.9 FM, canal que estava ocupado pela Liberdade FM. Com isso a Liberdade pulou para as sintonias 101.9 FM de São Francisco de Paula e 104.9 FM de Barra do Ribeiro. A sugestão de alteração colocada em consulta pública indica uma mudança de classe na 104.9 FM, ampliando seu contorno protegido e possivelmente a sua potência. A 104.9 FM tem sintonia na capital gaúcha e sempre foi operada pela Rede Pampa.

A outra mudança de destaque envolve a Rádio X FM 105.1 de Rancho Queimado, próxima a região metropolitana de Florianópolis. Atualmente a 105.1 FM possuí cobertura de sinal no sul da Ilha de Santa Catarina e no planalto do estado. A mudança indicada no documento sugere a mudança de classe da rádio, passando de B1 para A4, ampliando assim o seu contorno protegido e sua potência. A expectativa é de que, após a mudança, a 105.1 FM tenha uma sintonia melhor na Grande Florianópolis. A rádio parte com o seu sinal originado no planalto, com uma altitude superior a 800 metros.

O documento também aponta mudanças em canais de cidades como Morro do Chapéu (BA), Porto Seguro (BA), Breves (PA), Monte Alegre (PA), Oriximiná (PA), Palmas (PR) e Capão do Leão (RS).

Classes – Entenda as classes e conheça mais sobre os contornos protegidos: clique aqui.

Dial atual – Veja a configuração atual das sintonias nessas regiões. Escolha: Grande São Paulo, Grande Campinas, Região de Sorocaba, Leste Paulista, Grande Porto Alegre e Grande Florianópolis.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Mundial, São Paulo, Campinas, 95 FM, Amparo, Porto Alegre, Pampa, Florianópolis, Rádio X

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.