Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 21 de Julho de 2014 @ 07:44

Panorama: Caiobá FM cresce e acirra disputa pela liderança. BandNews avança em Curitiba

Curitiba – Rádios como 98 FM, Jovem Pan FM e Mundo Livre melhoram suas marcas

Publicidade

Curitiba também acompanhou a divulgação de mais uma pesquisa geral da audiência FM na capital paranaense e região metropolitana. E de novo o mercado reagiu de forma negativa: apresentou variações negativas na comparação com as pesquisas anteriores, quadro que persiste desde o segundo semestre de 2013. Porém o meio FM tem visto a desaceleração dessa tendência de queda, além do crescimento de rádios importantes. Os dados são do Instituto Ibope e foram repassados às agências de comunicação e emissoras assinantes. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, abril a junho/2014):

A Massa FM 97.7 continua isolada na liderança geral dos principais períodos da pesquisa geral de audiência, posição que vem sendo mantida pela FM desde 2012. Porém o meio curitibano tem um novo cenário: um possível acirramento pela disputa da primeira colocação geral. A Caiobá FM 102.3, emissora que não vinha acompanhando a tendência de queda do meio FM, tem obtido variações positivas nas últimas medições, tendo na medição atual um de seus maiores avanços. Com isso a Caiobá FM ampliou sua média de audiência e se aproximou da atual líder, ampliando o cenário de concorrência na capital paranaense. No “alcance de 30 dias” a Caiobá FM ocupa a primeira posição. As duas FMs estão isoladas no topo da medição.

Mais emissoras apresentaram variações positivas no período 05h-00h (todos os dias e locais). A 98 FM 98.9 segue em recuperação após ajustes em seu projeto artístico, mantendo a terceira posição geral e uma variação positiva em sua média de ouvintes por minuto. O ranking também mostra a Jovem Pan FM 103.9 com uma média ligeiramente melhor em relação à marca do mês passado, melhorando seu alcance, mantendo a FM isolada na quinta posição geral e também na liderança do segmento jovem/pop. A pesquisa também aponta a Gospel FM 89.3 isolada na quarta colocação geral no período 05h-00h (todos os dias e locais) e a Clube FM 101.5 em sexto.

Um dos principais destaques da pesquisa ficou com a BandNews FM 96.3. Assim como a Caiobá FM, a BandNews não parece sofrer com a tendência de queda vista pelo meio FM curitibano nos últimos meses. A 96.3 tem mantido uma média de ouvintes por minuto parecida com os registros dos anos anteriores, porém com o recuo do meio FM a BandNews FM ampliou de forma considerável sua participação no total da audiência FM. Isso também jogou a rádio pra cima em colocações (está em nono geral): hoje a BandNews está muito próxima das rádios Ouro Verde FM 105.5 e Transamérica FM 100.3, ampliando a disputa por posições no período 05h-00h (todos os dias e locais).

O meio curitibano também observou a manutenção da média da Rádio T FM 104.9, uma das melhores já registradas pela FM na Grande Curitiba, além da melhora na média da Mundo Livre FM 93.9, rádio que voltou a registrar uma ampliação em seus números de ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais).

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Curitiba e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Curitiba

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.