Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 31 de Julho de 2014 @ 07:49

Panorama: Após “teste” durante a Copa, flexibilização da Voz do Brasil é aguarda pelo meio

São Paulo – Copa do Mundo serviu de “teste” de como seria a flexibilização para a audiência e as rádios

Publicidade

A flexibilização do horário de transmissão segue em compasso de espera para o meio e também para a audiência radiofônica. Recentemente o processo de mudança de horário foi percebido pelos ouvintes durante a realização da Copa do Mundo, já que durante esse período uma medida provisória possibilitou a mudança de horário para todas as emissoras nas faixas FM e AM. Essa manobra serviu de “teste” para que a audiência percebesse o impacto da mudança na faixa de transmissão na Voz do Brasil e pudesse criar uma rotina como ouvintes. Segundo a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV) cerca de 33% das emissoras utilizaram a flexibilização durante o mundial. Com isso o programa a Voz do Brasil deixou de ser uma imposição para passar a ser uma opção para a audiência.

A flexibilização ocorreu para que as rádios pudessem acompanhar os jogos da Copa do Mundo no Brasil, mas foi estendida para todas as emissoras (inclusive aquelas que não acompanharam o mundial). Com 33% das emissoras brasileiras flexibilizando a transmissão que normalmente é obrigatória para a faixa das 19h00 (de segunda a sexta-feira), o programa de notícias do governo virou uma espécie de opção para a audiência radiofônica, já que ele não estava presente em todas as rádios na mesma faixa horária. A expectativa do setor é de que com a flexibilização do horário da Voz do Brasil as rádios cresçam em audiência e isso também será aplicado ao próprio programa governamental. Uma pesquisa DataFolha aponta que, com a flexibilização, a audiência da Voz do Brasil aumentaria em 13 pontos percentuais.

A expectativa é de que a adesão da flexibilização definitiva seja superior aos 33% registrados durante a Copa do Mundo, já que boa parte das estações não tiveram interesse de alterar as suas grades para depois ter que retomar o formato anterior. Outras (incluindo várias redes nacionais) preferiram aproveitar o período e utilizar a faixa das 19h00, alterando a Voz do Brasil para as 21h00. A flexibilização durante o torneio futebolístico permitia a transmissão do programa jornalístico entre 19h00 e 22h00 (sendo esse o horário limite de encerramento da Voz do Brasil). Esse prazo foi encerrado no último dia 11 de julho.

Com o período “experimental” da flexibilização a tendência no setor é de que a mudança ganhe mais importância no Congresso Nacional, passando a ser uma medida definitiva para o rádio brasileiro. Até setembro, deputados e senadores vão analisar se o programa deve ser flexibilizado de forma permanente. Caso essa proposta seja aprovada nas duas Casas, dependerá de sanção presidencial para entrar em vigência. No dia 16 passado foi publicado um ato que prorroga a vigência da Medida Provisória 648 de 3 de junho de 2014 (que autoriza a flexibilização da transmissão da Voz do Brasil), mecanismo para que a flexibilização definitiva seja votada nos próximos meses.

A prorrogação do ato de flexibilização chegou a causar confusão no meio, criando a expectativa de que a mudança de horário já poderia ser utilizada pelo rádio após a Copa do Mundo. Clique aqui e saiba mais sobre essa situação.

Em breve o Tudo Rádio dará mais detalhes sobre o processo de flexibilização da Voz do Brasil no rádio brasileiro.

Tags: Voz do Brasil, flexibilização, expectativa, panorama, rádio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.