Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 19 de Agosto de 2014 @ 20:36

Desligamento do sinal analógico é destaque no congresso do SET EXPO 2014

São Paulo - Especialistas vão tratar no 25º Congresso Anual da SET do switch off brasileiro, programado para começar em novembro de 2015

Publicidade

O Tudo Rádio publicou na tarde desta terça-feira que a rádio Jovem Pan AM 620 de São Paulo vai iniciar os testes na chamada faixa estendida do FM. Apesar dos testes, a migração das AMs da Grande São Paulo se dará apenas após o switch-off da TV brasileira, já que a faixa estendida compreende os canais 5 e 6 da TV. Este assunto também será abordado durante o 25º Congresso Anual da SET, que será realizado na próxima semana, na capital paulista.

O desligamento do sinal analógico da televisão brasileira, programado para começar em 29 de novembro de 2015 e terminar em 25 de novembro de 2018, será amplamente debatido durante os quatro dias do congresso do SET EXPO 2014. Promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), o evento integra o congresso à Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes e ao Fórum de Negócios e será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, de 24 a 27 de agosto.

Tema de grande interesse para o telespectador, o “apagão analógico” (expressão usada pela imprensa brasileira para se referir ao termo em inglês “switch off”) é necessário para que o sinal de televisão passe a ser totalmente digital no país. O assunto, no entanto, tem suscitado uma série de questões sobre como se darão todas as etapas do desligamento. As dúvidas começam com o leilão da faixa de 700 MHz, programado pelo governo para agosto, e continuam em todas as fases seguintes do programa.

Durante o congresso do SET EXPO 2014, que terá mais de 170 sessões, vários especialistas se debruçarão sobre o tema. No dia 25, por exemplo, o coordenador do Módulo de Mercado do Fórum SBTVD e Diretor de Interatividade da SET, David Britto, será o moderador do painel “Switch off pós leilão 700 MHz”. Segundo Britto, o leilão é apenas o primeiro passo de todo um projeto complexo que envolve vários setores, incluindo a população, e que ainda não está bem explicado. “Se olharmos só o lado do radiodifusor, aparecem várias questões que ainda não foram respondidas”, alerta. “Como será feita a divulgação para a população? Quem irá comprar os equipamentos? Como conseguir liberação de financiamento e licença ambiental para instalar antenas, além de ter conversores digitais compatíveis e na quantidade necessária em um curto período de tempo?”, indaga.

No dia 26, a engenheira eletrônica Valderez Donzelli, da Adthec e diretora Editorial da SET, será a moderadora do painel ‘Switch off: Planejamento. Perspectiva. Recepção.” Para Valderez, o switch off brasileiro também é bastante complexo e envolve muitas perguntas que ainda precisam ser respondidas: “Vamos supor que todas as emissoras tivessem dinheiro para comprar os equipamentos de transmissão, as antenas e as torres. Mas, a indústria terá capacidade para produzir e entregar esse material a tempo?”, questiona.

O tema terá continuidade no último dia do congresso, dia 27, no painel “Estamos preparados para o switch off?”, que terá moderação do engenheiro eletrônico Luiz Gurgel,  diretor da Regional Nordeste da SET. Os integrantes do painel discutirão a infraestrutura e a cobertura do sinal digital no país em comparação com a atual cobertura do sinal analógico.

Com informações do site da SET

Tags: Rádio, SET, Expo, concurso, feira, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.