Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2014 @ 07:42

Em alta: São Paulo segue com nove rádios acima dos 100 mil ouvintes por minuto

São Paulo – Faixa comercial vê crescimento na maioria dos índices das FMs

Publicidade

Conforme noticiado na última segunda-feira (8) pelo Tudo Rádio o meio FM da Grande São Paulo apresentou mais uma alta nas médias de audiência da maioria das estações paulistanas. Os avanços mantiveram nove rádios acima dos 100 mil ouvintes por minuto na faixa comercial (07-19h, segunda à sexta-feira) e mais três rádios voltaram a superar a marca de 80 mil ouvintes por minuto nesse período. A alta também elevou o “teto” da pesquisa nos principais períodos da medição, com a líder se aproximando dos 300 mil ouvintes por minuto. Acompanhe o panorama parcial referente a pesquisa do Instituto Ibope, trimestre junho a agosto de 2014:

Nove estações em FM na Grande São Paulo estão com índices que superam a marca de 100 mil ouvintes por minuto na faixa comercial, compreendida de segunda à sexta-feira (conhecida como faixa nobre do rádio brasileiro). Essa situação não é exclusividade das chamadas “rádios populares”, tendo lideres de segmentos registrando essas marcas expressivas. Vida FM 96.5 (líder no gênero gospel), Alpha FM 101.7 (líder no segmento adulto-contemporâneo) e Mix FM 106.3 (líder no jovem/pop) estão entre as estações de maior audiência média no ranking comercial da Grande São Paulo, assim como a Top FM 104.1, Gazeta FM 88.1 e 105 FM 105.1.

A alta também jogou três rádios para cima dos 80 mil ouvintes por minuto nesse período, são elas: Metropolitana FM 98.5, 89 A Rádio Rock FM 89.1 e Nova Brasil FM 89.7. Isso representa índices superiores às médias registradas por essas rádios nos últimos meses. O meio paulistano possuí mais três FMs acima dos 60 mil ouvintes por minuto na faixa comercial: Antena 1 FM 94.7, Kiss FM 102.1 e Imprensa FM 102.5, rádios que também estão em alta na comparação com os resultados anteriores medidos pelo Instituto Ibope.

Alto nível

As três primeiras colocadas na maioria dos períodos da medição geraram uma disputa em alto nível pelo topo do ranking. Band FM 96.1, Nativa FM 95.3 e Transcontinental FM 104.7 registraram médias superiores a 260 mil ouvintes por minuto, com a líder se aproximando dos 300 mil. Em resumo o rádio de São Paulo não está definindo a primeira colocada devido à possíveis oscilações negativas, mas sim pelo avanço das concorrentes. Ganha posição quem cresce mais e não quem tem registrado uma retração menor. Essa situação também foi vista na “briga” entre Vida FM, Alpha FM e 105 FM no “top 10”, com as três FMs apresentando melhoras em seus índices.

Crescimento pode estar no fim

Tradicionalmente o rádio brasileiro costuma registrar queda de audiência quando a pesquisa começa a cobrir a presença do período eleitoral nas emissoras. Hoje as estações convivem com 100 minutos diários de propaganda eleitoral obrigatória, além das inserções dos candidatos/partidos que “incham” o tempo dos intervalos comerciais. A tendência é de que as rádios apresentem oscilações negativas em seus índices até o início de 2015, porém o investimento em ações e na programação visto em boa parte das emissoras de São Paulo podem diminuir ou impedir essa tendência de queda durante o período eleitoral.

Grande São Paulo - Ouça e veja os sinais dessas emissoras na Grande SP: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.