Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 25 de Setembro de 2014 @ 09:24

Escolas estaduais recebem qualificação pelo projeto Rádio Escola no Pará

Belém - Parceria entre Seduc e Secom gerou as oficinas de rádio ministradas por profissionais do projeto Biizu e do Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE)

Publicidade
Da experiência de rádios no cotidiano de escolas estaduais nasceu uma parceria entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Comunicação (Secom). Oficinas de rádio são ministradas por profissionais do projeto Biizu, da Secom, e do Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE), da Seduc, para 18 escolas inscritas na iniciativa, que pretende melhorar o desempenho dos alunos que usam a ferramenta para comunicar, ensinar e aprender em um ambiente de aula. A primeira etapa, com oito escolas, se encerra nesta sexta-feira (26), e a entrega de certificados será no sábado (27), no auditório do Instituto de Artes do Pará (IAP).
 
O trabalho da Rádio Escola faz parte das ações do Pacto pela Educação. Por meio do programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), escolas receberam kits para programar ações de ensino e aprendizagem com o auxílio das ferramentas. Com a qualificação promovida pela Secom e Seduc, as rádios nas escolas terão acompanhamento permanente. A Rádio Escola também é uma das ações permanentes do projeto Biizu, coordenado pela Diretoria de Mídia Comunitária da Secom e que leva desde 2011 oficinas de diversas linguagens - como grafite e jornal impresso - a públicos variados de todo o Estado, sobretudo jovens e alunos de escolas públicas.
 
A ideia do projeto é que as rádios não só repassem informações, mas também organizem e promovam eventos no ambiente escolar, como concurso de talentos, festival de música e jogos internos, entre outras atividades. “Esta é uma experiência que estamos construindo para que, o mais breve possível, possamos levar o projeto para mais escolas do interior do Estado”, complementa Nardin.
 
Para Regina Calandrini, professora da sala de informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva, as parcerias são importantes. “O trabalho da rádio na escola também é parceria. Quando fui chamada para fazer essa união da sala de informática com a rádio, fiquei apaixonada pela ideia”, conta. Para Arneide Ribeiro de Carvalho, vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Honorato Filgueiras, de Mosqueiro, a parceria com a Secom vai enriquecer o trabalho.
 
Aluno da sexta série da Escola Estadual Costa e Silva, Daniel Nascimento conta como funciona a Rádio Escola. “A gente se reúne um pouco antes de entrar no ar, seleciona as músicas e faz o programa”. Agora, com a formação, ele percebeu que é necessária uma preparação. “Gosto porque é uma iniciativa de educação, e a gente pode mostrar para os outros alunos coisas bacanas com a rádio”. O primeiro treinamento ocorreu na escola mesmo. “Aprendi a mexer na mesa de som e a escolher as músicas, mas agora precisamos organizar melhor a programação”.
 
As oficinas ministradas por professores, radialistas, jornalistas e operadores de áudio, que ocorrem até o fim do ano, têm teoria e prática, como linguagem do rádio e técnicas de gravação, edição, criação, vinhetas e de manuseio do Audacity (programa de edição de áudio). Segundo a coordenadora do NTE, Marcelina Pereira, o objetivo é difundir o uso de recursos tecnológicos de comunicação oral e escrita, além das técnicas de comunicação e educação com instrumento pedagógico nas escolas do Estado.
 
As primeiras turmas formadas nas oficinas são das escolas Rui Barbosa, Jorge Lopes Raposo, Palmira Gabriel e Orlando Bitar. Nessa segunda semana de oficina, estão presentes as escolas Costa e Silva, Honorato Filgueiras, Pinto Marques e Doutor Freitas. Ao todo, 83 alunos e professores vão receber certificados da formação.
 
As oficinas serão ainda ministradas para as escolas Magalhães Barata, Aldebaro Klautau, Hilda Vieira, Maria Araújo Figueiredo, Isabel Amazonas, Maria Helena Valente Tavares, Regina Coeli, João XXIII e Neudalino Viana. Em dezembro, ocorre um workshop de apresentação e avaliação final de todas as escolas participantes.
 
Texto de reflexão, sugestão de leitura, livro de cabeceira, sugestões de filme. Fomentar o interesse do aluno em buscar a informação é um dos objetivos de se ter uma rádio na escola. “A gente aprendeu agora a elaborar um plano de ação. Então, na rádio, podemos dar dicas de livros da biblioteca da escola e estimular os alunos à leitura”, reforça a professora da sala de informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Costa e Silva, Regina Calandrini.
 
A expectativa da professora com o fim do curso é grande, e ela já fala em dividir o que aprendeu com toda a escola. “A gente precisa de um roteiro. Organizar os aniversariantes do mês, o calendário escolar, dar dicas de inscrições do Pronate, Proenem, Prouni. São informações básicas que os nossos alunos precisam ter e que a rádio pode ajudar a divulgar”, destaca. “Vamos colocar também uma caixinha para os alunos sugerirem assuntos, temas que vão ser abraçados pela rádio”, complementa.
 
Com informações da Agência Pará de Notícias
 
Tags: Rádio, escola, estudantes, Pará, Belém

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.