Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 29 de Setembro de 2014 @ 15:01

AESP detalha amanhã os testes no dial FM estendido durante seminário técnico em São Paulo

São Paulo – Detalhes adicionais serão relatados ao mercado durante a realização do seminário

Publicidade

Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio, a AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) vai realizar na capital paulista um seminário técnico que terá como foco os resultados da primeira etapa de testes no chamado “FM estendido”. O evento acontecerá amanhã, 30 de setembro, no Hotel Intercontinental - Alameda Santos 1123 em São Paulo, sendo a primeira edição da Reunião do Comitê Técnico AESP, instituído na gestão Rodrigo Neves (2011-2015). A transmissão em FM estendido com a programação da Jovem Pan AM 620 é tema central do seminário.

O seminário vai apresentar detalhes sobre a estação teste localizada no topo do edifício que abriga o Grupo Jovem Pan em São Paulo. A partir desse ponto (Avenida Paulista, número 807) é realizada a transmissão em FM estendido, operação que utiliza a frequência 84.7 FM e irradia a programação da Jovem Pan AM da capital paulista. Os testes foram iniciados em agosto passado logo após a realização do Congresso da SET, evento que também teve em sua pauta a migração das rádios AMs para a faixa FM. Clique aqui para saber mais detalhes sobre os testes em FM estendido, como funciona e o objetivo dessa operação.

A política de gestão do Comitê Técnico foi estabelecida pela liderança de Eduardo Cappia e contou com o apoio da diretoria da AESP e da coletividade técnica. As reuniões presenciais são realizadas, pelo menos, duas vezes por ano. Além disso, há trocas de informações no grupo estabelecido na rede social Facebook, que já conta com a adesão de quase 600 participantes entre engenheiros, técnicos, aficcionados, entusiastas e empresários do setor, de várias partes do país e do exterior (clique aqui para acessar o grupo).

Transmissão em FM estendido

As transmissões da 84.7 FM foram iniciadas em agosto, operando em etapas. Na primeira etapa que durou dois dias a rádio operou com 200 watts a partir no número 807 da Avenida Paulista. Na sequência a FM teste retornou ao ar com 1kw no transmissor e depois se estabilizou com 1.5kw (já com relatos de captação em locais distantes mais de 20kw da região da Paulista). Desde o último dia 25 (dia do Rádio) a Jovem Pan opera com 2kw em 84.7 FM.

“A melhor notícia é a não interferência no sinal da TV analógica do canal 5 VHF (76 a 82 MHz), viabilizando a migração na faixa estendida de emissoras e canais antes do desligamento total da TV Analógica”, relata Eduardo Cappia, engenheiro responsável pelos testes em matéria publicada pelo portal da Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista (São Paulo).

A 84.7 FM está no ar de forma ininterrupta desde o dia 8 de setembro. Clique aqui e saiba mais.

Programação do seminário em São Paulo:

Acompanhe a programação do seminário que será realizado amanhã em São Paulo:

14h00 – Abertura do Seminário Técnico.

14h10 – Abertura da Reunião Ordinária Comitê Técnico AESP por Eduardo Cappia, Líder do Comitê Técnico AESP - com tópicos:
- RESPONSÁVEIS TÉCNICOS - PROFISSIONAIS - Obrigações e Implicações;
- ESTAÇÃO TESTE AESP / JOVEM PAN - Primeiras impressões operacionais;
- SERVIÇO AUXILIAR DE RADIODIFUSÃO - implicações e penalizações.


15h00 – Palestra pelo Vice Líder do Comitê Técnico José Mauro de Ávila, que abordará o Serviço Limitado Privado para aplicação e utilização por terceiros nas transmissões de dados por emissoras. Principais obstáculos e dúvidas. Fará um balanço sobre a Migração OM x FM, citando as efetivações e consultas públicas em andamento.

15h40 – Intervalo para o café

16h00 - Palestra pela Equipe da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, com envolvimento de Especialistas em Regulação da Agência, para exercícios de autocadastramento dos serviços auxiliares e do Serviço Limitado Privado.


Os interessados em participar devem ficar atentos à disponibilidade das últimas vagas. Para isso basta entrar em contato com a organização do seminário pelo seguinte e-mail [email protected] .

Clique aqui e saiba mais sobre a migração das AMs para o FM

Espectro – Veja e ouça a lista atual de FMs e AMs sintonizadas na Grande São Paulo: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, migração, Jovem Pan, testes, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.