Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 30 de Setembro de 2014 @ 15:12

Especial: Eleições movimentam as pautas de rádios de todas as regiões do Brasil

São Paulo – Reta final do primeiro turno é destaque nas principais emissoras jornalísticas do país

Publicidade

Boa parte das principais emissoras de rádio do país evitaram na internet a transmissão do horário político obrigatório ao separarem suas programações em relação ao que é veiculado as 07h00 e as 12h00, porém o tema “eleições” e a cobertura da corrida eleitoral não é tema ignorado no rádio brasileiro. As emissoras jornalísticas do Brasil dedicam espaços consideráveis para a cobertura dessa reta final de primeiro turno, com notícias sobre as movimentações dos candidatos, análises de diferentes cenários com base nas pesquisas de intenção de voto, entrevistas com cientistas políticos, entre outras ações em prol da cobertura desse período. Essa “cartilha” também é seguida por estações que atuam em outros segmentos de programação.

Redes jornalísticas encabeçadas por rádios como CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo / CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro, BandNews FM 96.9 de São Paulo, Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo, Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7 de Porto Alegre, Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte. Jovem Pan AM 620 de São Paulo / Jovem Pan News, Super Rádio Tupi AM 1280 FM 96.5 do Rio de Janeiro, entre outras, passaram os últimos dois meses cobrindo o período eleitoral, porém ampliaram a presença dessa pauta desde o final de semana (devido a reta final do primeiro turno). É mais frequente a presença de entrevistas e colunistas abordando a corrida eleitoral nos estados e também para a presidência da República.

Os debates também foram “armas” importantes do eleitor durante esse processo, com as principais rádios do país envolvidas diretamente ou indiretamente na organização dos mesmos. Destaque para as transmissões dos debates entre os candidatos à presidência do país que foram realizadas ao vivo em rádios como a Jovem Pan AM / Jovem Pan News, BandNews FM, CBN, entre outras. O debate realizado pela Rede Aparecida também foi acompanhado por diferentes rádios do país que entraram em cadeia com a estação paulista. Sabatinas e entrevistas com os candidatos à presidência do país foram constantes nas programações das emissoras jornalísticas do país.

Também foi destaque a presença da cobertura eleitoral e entrevistas nas programações de rádios ditas não-jornalísticas. Foram vários casos como a rodada de entrevistas realizada pela Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa com os candidatos ao governo paranaense, o debate transmitido pela Mix FM 94.3 de Cuiabá com os nomes que pretendem assumir o estado do Mato Grosso, além da rodada de entrevistas em execução pela Interativa FM 94.9 de Goiânia com os candidatos de Goiás. O mesmo ocorreu em emissoras jornalísticas e também de outros segmentos em diferentes regiões do país.

Rádios do Grupo RCN também retransmitiram entrevistas com os principais candidatos ao governo do Mato Grosso do Sul. As rádios Cultura FM 106.5 de Três Lagoas, Cultura FM 106.3 de Paranaíba e Cultura FM 105.5 de Aparecida do Taboado, retransmitiram os programas que foram veiculados pela TV Concórdia, que também faz parte do grupo. Vale ressaltar que o Grupo RCN contra a Band FM 93.3 de Três Lagoas.

Durante esse período eleitoral fica vetado a propaganda, manifestação de preferência ou detrimento de um determinado candidato por parte das emissoras de rádio. O único material a favor ou contra os candidatos dessa eleição são executados durante o horário eleitoral gratuito e também durante as inserções presentes durante os intervalos comerciais das emissoras, sendo materiais provenientes dos partidos políticos participantes do processo (que também possuem suas leis contra abusos, entre outras questões). O horário eleitoral do primeiro turno será encerrado no próximo dia 2 (clique aqui e saiba detalhes).

Jornalismo no rádioClique aqui para ouvir as emissoras jornalísticas do país.

Dials / Rádio no Brasil – Veja e ouça a lista de rádios e seus alcances em FM ou AM em diferentes regiões do país: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Cobertura, Eleições, rádios, jornalismo, eleitoral, primeiro turno

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.