Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Outubro de 2014 @ 07:44

Seminário vai discutir rádio interferências em São Paulo

São Paulo - Evento reunirá representantes da sociedade, governo federal e laboratórios

Publicidade
No próximo dia 17 de outubro de 2014 às 14h ocorrerá no Guararema Hotel Park Resort, na cidade de Guararema, Grande São Paulo, o “Seminário de Defesa Espectral: Rádio Interferências e Compatibilidade Eletromagnética”. O evento é organizado pelo GDE, o grupo de Gestão e Defesa Espectral, e compõe a grade de palestras da Convenção Nacional de Radioamadorismo organizada pela LABRE-SP, a associação nacional dos radioamadores em São Paulo.
 
O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos permitiu o acesso da população a um conjunto considerável de equipamentos eletroeletrônicos de grande utilidade social. No entanto, os serviços de telecomunicações no Brasil experimentaram no mesmo período um aumento espantoso de rádio interferências, prejudicando muitos serviços também de relevância pública.
 
Entre os produtos interferentes estão alguns modelos de fontes chaveadas, recarregadores, reatores e circuitos de iluminação residencial ou pública, elevadores, controladores semafóricos, cercas elétricas, TVs de plasma, fugas de sinal de TV por cabo, redes PLC/BPL, etc. Os serviços afetados envolvem comunicações críticas de emergência, radiodifusão analógica e digital, comunicações militares, aviação civil, etc.
 
Segundo especialistas isso ocorreu devido falta de exigência de qualidade na produção dos eletroeletrônicos no Brasil, assim como na falta de fiscalização no comércio, que disponibiliza produtos importados sem certificações que garantam que eles não emitam interferências.
 
O seminário, que contará com representantes da sociedade civil, ANATEL, Inmetro, ABNT e laboratórios, discutirá quais os caminhos que o Brasil seguirá com vistas a estimular a melhoria de qualidade dos produtos eletroeletrônicos chamados de “emissores não intencionais”.
 
Em sociedades avançadas tecnologicamente este controle é conhecido como “compatibilidade eletromagnética”, derivado de um conjunto de regras técnicas consolidadas internacionalmente que reduzem as emissões indesejadas, estabelecem métodos de medições pelos laboratórios e visam a convivência mais harmônica entre equipamentos, produtos e redes. Entidades normalizadoras fazem a nacionalização dessas regras e as aplicam em processos de certificação, enquanto as agências reguladoras protegem adicionalmente os serviços de telecomunicações.
 
O seminário é organizado pelo GDE, o grupo de Gestão e Defesa Espectral, e compõe a grade de palestras da Convenção Nacional de Radioamadorismo organizada pela LABRE-SP, a associação nacional dos radioamadores em São Paulo.
 
É indicada a prévia inscrição pois as vagas são limitadas e não haverá credenciamento no local. Maiores informações em http://www.labre-sp.org.br ou http://cnr.labre-sp.org.br
 
Tags: Rádio, palestra, seminário, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.