Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 18 de Outubro de 2014 @ 08:18

Difusora AM chega aos 81 anos operando em Piracicaba

Piracicaba – Rádio é uma das mais antigas em operação no Brasil

Publicidade
Uma das rádios mais antigas em operação no Brasil comemorou aniversário neste sábado. A Difusora AM 650 de Piracicaba chegou aos 81 anos em operação no interior do São Paulo. A rádio é uma das afiliadas da rede formada pela Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo. Em FM, a rádio opera com programação popular pela Difusora FM 102.3.
 
A Rádio Difusora foi fundada em 12 de outubro de 1933, como Rádio Clube por João Sampaio Góes. A programação de inauguração foi das 8 da manhã até as 11h30 do dia seguinte e consistia de cumprimentos de amigos e mensagens do comércio e entidades locais. As festividades contaram com apresentação de orquestras, bandas e cantores. Ela foi uma das primeiras emissoras fundadas no Brasil.
 
Em 1944, trocou seu nome para Rádio Difusora, que permanece até hoje. Em 1950, o casal Aristides e Maria Conceição Figueiredo, que tinha uma rádio em Uberlândia (MG), comprou a estação, pois João Góes achava que a televisão iria acabar com o rádio. Com nova filosofia administrativa, a Difusora foi conquistando espaço e ganhando cada dia mais anunciantes, pois a publiciddade até então praticamente inexistente na emissora, passou a ter atenção especial da diretoria que assumiu.
 
Nessa fase, a Difusora passou a movimentar mais sua programação, com a implantação de rádio-novela, novos programas de auditório e grandes shows com orquestras e artistas famosos da Rádio Nacional, como Nelson Gonçalves, Marlene, Ângela Maria, Emilinha Borba, Carlos Galhardo e outros.
 
Em 1965, a estação iniciou a fase sob o comando de José Roberto Soave, que deu maior dinamismo à emissora, transformando-a, gradativamente, em uma rádio voltada à prestação de serviços à comunidade, visto que, a partir da década de 70, os shows de auditório começam a se extinguir, e as rádios tiveram que encontrar uma nova maneira de atrair a atenção do ouvinte. E o jornalismo foi um delas.
 
Foi nessa época que as gincanas começaram a surgir na cidade, organizadas pela Rádio Difusora, uma idéia criativa de Roberto Soave. Elas ocorriam no programa Show das Três, apresentado por Attinilo José. “Eu pedia, no ar, para as pesoas trazerem, em 20 minutos, determinado objeto à emissora. Quem conseguisse ganhava um prêmio oferecido pelo patrocinador”, recorda-se. 
 
Em 1977 houve a implantação da Difusora em freqüência modulada (102.3 FM), que também permanece no ar. A estação, a única da região na época, virou referência para a comunidade jovem que surgia, pois sua programação seguia o padrão americano. Atualmente, a Difusora AM é uma das afiliadas da rede encabeçada pela Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo.
 
Com informações do site da Difusora AM

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Difusora AM, aniversário, Piracicaba

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.