Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 21 de Outubro de 2014 @ 10:52

Expectativa: Mudança no Sistema Globo movimenta o dial FM do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Apesar da “manobra” não ser inédita, mudança movimenta o mercado carioca

Publicidade

Na sexta-feira passada (17) o Sistema Globo de Rádio confirmou algo que já era amplamente ventilado nos corredores das rádios cariocas e também na internet: o encerramento das operações da Beat98 FM 98.1 do Rio de Janeiro, atual terceira colocada geral de audiência no ranking FM medido pelo Instituto Ibope. A situação deixa movimentada o dial FM carioca, apesar de a mudança não ser uma “manobra” inédita entre das rádios do Sistema Globo de Rádio. Em 2005 o grupo promoveu a ida da CBN AM 860 para o FM, sacando a Globo FM 92.5 do dial. Agora para assegurar a permanência da Rádio Globo AM 1220 no FM carioca, o grupo desloca a emissora de 89.5 FM para 98.1 FM, priorizando assim uma das principais marcas do sistema.

Em maio de 2010 o Sistema Globo de Rádio promoveu a ida da Rádio Globo AM 1220 para o dial FM do Rio de Janeiro, com a estréia da Rádio Globo FM 89.3 (posteriormente com frequência alterada para 89.5 FM, devido uma reorganização do espectro FM carioca promovida pela Anatel em fevereiro de 2011). Porém esse canal não é de operação única do Sistema Globo de Rádio, sendo de propriedade das Organizações Sol Panamby (grupo famoso pela manutenção da rede liderada pela Nova Brasil FM 89.7 de São Paulo). A mudança da Rádio Globo para 98.1 FM no Rio de Janeiro garante a permanência no FM de uma das suas principais marcas, emissora que tem apresentado uma evolução gradual de audiência nas medições realizadas pelo Instituto Ibope.

Essa alteração será finalizada no dia 18 de novembro, encerrando um ciclo de cinco anos da Beat98 FM 98.1, emissora popular/hits com linguagem jovem e voltada ao Rio de Janeiro. O atual projeto veiculado em 98.1 FM já era uma reformulação da original 98 FM, na tentativa de elevar os números de audiência da frequência, sempre mirando a primeira colocação geral nos principais períodos da pesquisa do Instituto Ibope. Sem superar a sua concorrente direta no Rio, a FM O Dia FM 100.5, a Beat98 FM muda seu projeto e passará a ser um serviço que oferece diferentes canais de áudios e conteúdos via internet e televisões por assinatura (projeto que se assemelha em partes com a Globo FM).

A ida da Rádio Globo para uma nova fase eleva a expectativa no mercado local para o desempenho de audiência da marca em 98.1 FM. A mudança de canal também será acompanhada de outras novidades, sendo uma delas revelada na atualização do logotipo da Rádio Globo. A emissora também já anuncia a mudança de canal através de sua programação, campanhas e comunicados na internet, além de relacionar a novidade aos 70 anos da rádio. A ida da Rádio Globo para 98.1 FM também cria outra situação de dúvida no mercado carioca: o destino da frequência 89.5 FM, estação que será obrigada a assumir outra programação.

Manobras parecidas

Além da ida da CBN AM 860 para os 92.5 FM em 2005, situação que deixou a Globo FM sem dial FM, a principal concorrente da Rádio Globo também promoveu uma manobra semelhante em 2009. Na ocasião o grupo Diários Associados defendeu sua principal marca ao deslocar a Nativa FM de 96.5 FM para 103.7 FM, possibilitando dessa forma a ida da Super Rádio Tupi AM 1280 para o dial FM carioca através de um canal controlado de forma integral pelo grupo. A Super Rádio Tupi FM 96.5 já está entre as maiores audiências do FM do Rio e região metropolitana.

Atual dial FM carioca – Veja e ouça a atual configuração do dial FM do Grande Rio: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Globo, dial, mudança, Rio de Janeiro, FM, carioca, Beat98 FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.