Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2014 @ 11:06

Curiosidade: “Teto” das FMs de São Paulo segue alto na faixa comercial mesmo com a presença do horário político

São Paulo – Nove emissoras continuam acima dos 100 mil ouvintes por minuto no “ranking comercial”

Publicidade
Nos últimos dias a redação do Tudo Rádio tem destacado o desempenho de várias emissoras de rádio em importantes mercados do país, panorama que está sob influência da presença do horário político nas grades das rádios. Em São Paulo o meio FM apresentou um leve recuo em sua média de audiência na comparação com a pesquisa do mês passado, oscilação motivada pela retração nos números das lideres do ranking, porém o quadro não foi preocupante para o meio. O rádio de São Paulo continua com nove rádios acima dos 100 mil ouvintes por minuto de média na faixa horária comercial, além de três estações acima dos 200 mil. A influência do horário político na pesquisa seguirá até janeiro de 2015. Acompanhe:
 
Na faixa comercial (07h-19h, segunda à sexta-feira, trimestre julho, agosto e setembro) a Grande São Paulo contou com três rádios acima dos 200 mil ouvintes por minuto de média. Transcontinental FM 104.7, Band FM 96.1 e Nativa FM 95.3 seguem com marcas expressivas e isoladas no topo da tabela. Porém foram as médias obtidas por essas rádios que contribuíram para a retração do meio FM na comparação com a pesquisa anterior. Mesmo assim o desempenho dessas estações é expressivo e acima de vários índices registrados por essas mesmas FMs em períodos sem horário político em determinadas pesquisas passadas. Como a influência do horário político seguirá até janeiro na pesquisa, os próximos panoramas estão imprevisíveis, porém com uma situação mais otimista a partir de fevereiro.
 
Mais destaques: São Paulo possuí outras seis estações com médias acima dos 100 mil ouvintes por minuto na faixa comercial. Vida FM 96.5, Top FM 104.1, Gazeta FM 88.1, Alpha FM 101.7, 105 FM 105.1 e Mix FM 106.3 são as demais rádios acima dessa expressiva marca, com destaque para as oscilações positivas da Vida FM, Alpha FM (essas duas estão registrando desempenhos bem acima dos índices obtidos por elas em pesquisas anteriores) e Mix FM, rádios que ignoraram a tendência de queda do meio FM e reagiram na medição. Outra novidade é a aproximação da Metropolitana FM 98.5 nesse bolo, rádio que está muito próxima dos 100 mil ouvintes por minuto nesse período da pesquisa de audiência.
 
Horário eleitoral até janeiro?
 
O horário eleitoral deixou a grade das rádios na sexta-feira (24) da semana passada, porém ele seguirá influenciando até janeiro na audiência das emissoras brasileiras. Motivo? O resultado reflete dados trimestrais, ou seja, em janeiro será a última pesquisa que ainda absorverá alguns efeitos causados pela presença do horário eleitoral no meio, mostrando índices do trimestre outubro a dezembro. Em fevereiro sairá a primeira pesquisa “limpa” em relação aos efeitos da propaganda partidária obrigatória no rádio, mostrando os índices de novembro (2014), dezembro (2014) e janeiro (2015). O próximo resultado que será divulgado no início de novembro vai contemplar o período mais “cheio” do horário eleitoral no rádio, válido pelos meses de agosto, setembro e outubro. 
 
O horário eleitoral ocupou 100 minutos diários mais inserções da grade das rádios entre agosto e setembro. Já em outubro em algumas regiões com 2º turno para governos estaduais foram 80 minutos diários mais inserções em horários comerciais. Em São Paulo, durante o mês de outubro, foram 40 minutos diários e inserções. Clique aqui e saiba detalhes sobre esse quadro.
 
Grande São Paulo – Ouça e veja aqui a lista de FMs captadas em São Paulo e arredores: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.