Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2014 @ 14:54

É amanhã! Rádio Globo prepara troca de canal no dial FM do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Novidade decreta o encerramento dos trabalhos da Beat98 FM no rádio carioca

Publicidade

Conforme amplamente divulgado pelo Tudo Rádio e pela mídia especializada, amanhã será dia de mudanças no Rio de Janeiro e região metropolitana. A Rádio Globo AM 1220, que é atualmente repetida em 89.5 FM, ocupará a sintonia 98.1 FM a partir de 0h00 do dia 18 de novembro, ou seja, nessa terça-feira. A alteração promovida pelo Sistema Globo de Rádio marca os 70 anos da Rádio Globo, além de decretar o fim das atividades da Beat98 FM 98.1 no dial FM carioca. A mudança é anunciada no ar pela Rádio Globo e também nos canais interativos ligados à emissora fluminense.

A partir de 0h00 (18) o ouvinte carioca passará a acompanhar a programação da Rádio Globo em 98.1 FM, além de outras novidades que serão anunciadas pela emissora até o mês de dezembro, planejamento alusivo aos 70 anos da estação. Desde maio de 2010, com o início das operações em FM através da 89.3 FM, a Rádio Globo deixou de ser uma programação voltada exclusivamente ao dial 1220 AM no Rio de Janeiro. No ano seguinte, devido uma determinação da Anatel (órgão que fiscaliza a radiodifusão nacional e organizou parte do espectro FM carioca), a estação foi de 89.3 FM para 89.5 FM, permanecendo no ar até hoje. Amanhã a Rádio Globo deixará a sintonia 89.5 FM e passará para 98.1 FM.

A ida da Rádio Globo para 98.1 FM vai encerrar um ciclo de cinco anos da Beat98 FM 98.1, emissora popular/hits com linguagem jovem e voltada ao Rio de Janeiro. O atual projeto veiculado em 98.1 FM já era uma reformulação da original 98 FM, na tentativa de elevar os números de audiência da frequência, sempre mirando a primeira colocação geral nos principais períodos da pesquisa do Instituto Ibope. Sem superar a sua concorrente direta no Rio, a FM O Dia FM 100.5, a Beat98 FM muda seu projeto e passará a ser um serviço que oferece diferentes canais de áudios e conteúdos via internet e televisões por assinatura.

As marcas Rádio Globo e Beat98 FM são de responsabilidade do Sistema Globo de Rádio, assim como a CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro. Porém a sintonia atual da Rádio Globo em FM não é uma estação ligada ao grupo, pertencendo às Organizações Sol Panamby (grupo famoso pela manutenção da rede liderada pela Nova Brasil FM 89.7 de São Paulo). Com a ida da Rádio Globo para 98.1 FM a marca passará a ocupar uma estação própria do Sistema Globo de Rádio. Já a Beat98 será reformulada e passará a ser um canal on-line chamado “Rádio Beat”.

A partir das 22h00 de hoje a equipe da Rádio Globo Rio de Janeiro vai realizar uma grade de programação especial como contagem regressiva para a mudança de 89.5 FM para 98.1 FM.

Manobras parecidas

O Tudo Rádio já havia destacado no passado que essa mudança que será realizada amanhã (18) não será a primeira já feita pelo Sistema Globo de Rádio no Rio. Em 2005 o grupo promoveu a ida da CBN AM 860 para o FM, sacando a Globo FM 92.5 do dial. Já o grupo Diários Associados, concorrente da Globo, defendeu sua principal marca ao deslocar a Nativa FM de 96.5 FM para 103.7 FM, possibilitando dessa forma a ida da Super Rádio Tupi AM 1280 para o dial FM carioca através de um canal controlado de forma integral pelo grupo. A Super Rádio Tupi FM 96.5 já está entre as maiores audiências do FM do Rio e região metropolitana.

2014 movimentado no Rio

Essa mudança em projetos do Sistema Globo de Rádio deixará o ano de 2014 ainda mais movimentado no Rio de Janeiro. O período já estava marcado com o retorno da Rádio Cidade FM 102.9, emissora que ficou ausente do dial FM carioca entre 2006 e 2014 e, em março, fez o caminho inverso ao da Beat98: foi para o FM após oito anos de operações voltadas apenas para a internet. O meio carioca também ficou agitado após a Rádio Melodia FM 97.5 assumir a liderança geral de audiência nos principais períodos da medição realizada pelo Instituto Ibope, fato inédito e que interrompeu uma longa trajetória da FM O Dia FM 100.5 na ponta dessa tabela.

Atual dial FM carioca – Veja e ouça a atual configuração do dial FM do Grande Rio: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Beat98 FM, Rádio Globo, alteração, FM, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.