Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 25 de Novembro de 2014 @ 07:39

Curiosidade: O "vai e vem" do RDS nas rádios de São Paulo

São Paulo - Uso do recurso tem crescido entre as principais emissoras do país

Publicidade
O RDS (Radio Data System - envio de mensagens curtas aos receptores dos ouvintes) tem ganhado espaços no dial FM de todo o país, principalmente em grandes centros como São Paulo. Nos últimos meses mais duas estações retomaram os sinais RDS na capital paulista: Radio Bandeirantes FM 90.9 e Mix FM 106.3. Essas duas estações voltaram a enviar mensagens curtas aos ouvintes, como os nomes das estações, slogans e outras informações relevantes. E o número de receptores com essa tecnologia está crescendo no país.
 
Não é de hoje que a redação e as colunas do Tudo Rádio destacam a utilização desse sistema por parte das rádios brasileiras, principalmente a outra ponta: o número de receptores de ouvintes que já dispõe dessa tecnologia. Celulares com FM, rádios automotivos de diferentes marcas (com destaque para os modelos originais das montadoras), players/USB com FM, entre outros, são alguns dos equipamentos que oferecem o RDS como recurso aos ouvintes. Isso tem chamado a atenção das emissoras que, quando percebem o crescimento desses receptores no mercado, passam a investir na tecnologia.
 
Já na capital paulista o RDS não é um recurso novo, sendo que já estava presente em diferentes emissoras entre o final da década de 90 e início dos anos 2000. Porém existe um "vai e vem" do serviço em diferentes estações. O motivo? Ajustes técnicos como mudanças na estrutura, manutenção de equipamentos, sinal, entre outras questões. A Mix FM, estação que desde março está reestruturando a sua torre de transmissão, deixou de contar com RDS e recentemente retomou o sistema, mesmo sem o retorno do seu sinal para a sua torre (costuma operar na Vergueiro, mas está temporariamente na Paulista). A Rádio Bandeirantes é outra FM que retomou o RDS após um período ausente do sistema em 90.9 FM.
 
A maioria das estações em FM de São Paulo e arredores não abrem mão do RDS, ainda mais com a proliferação do recurso entre os ouvintes. O sistema também ganha outras estações adeptas em diferentes regiões brasileiras e esses detalhes podem ser conferidos no Tudo Radio. Acesse: https://tudoradio.com/dials
 
Até o fechamento da matéria algumas estações importantes que costumam contar com RDS estavam com o sistema desativado, entre elas Alpha FM 101.7 e Antena 1 FM 94.7.  Boa parte das estações que deixam o RDS, fazem isso momentaneamente. As estações de São Paulo e de outras partes do país também estão utilizando as outras "faixas" do RDS, como o recurso que possibilita o envio de mensagens mais longas ao receptor dos ouvintes (este não está disponível em todos os equipamentos que dispõem do sistema RDS, mas também tem crescido entre os receptores), normalmente utilizado para o slogan das emissoras.
 
Participe! - Conhece alguma estação que esteja com RDS, porém não consta a informação em nosso sistema de Dials? Envie para nós: [email protected]
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, RDS, sistema, dial, FM, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.