Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 16 de Dezembro de 2014 @ 09:18

Tech Days Recife encerra trabalhos de 2014 da Asserpe

Recife - Evento contou com bom público, palestras e foi elogiado por participantes e expositores

Publicidade

A Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe), em parceria com a Revista Rádio e Negócios, promoveram mais uma edição do Tech Days - Encontro de Tecnologias para Radiodifusão, no Recife, no final da semana passada. O evento foi aberto com uma homenagem a um de seus idealizadores, Edmilson Oliveira, falecido em setembro deste ano. Sua ex-esposa Ana Maria Oliveira leu uma mensagem de alento a todos os presentes que conheceram e conviveram com a inquietude e apoio a radiodifusão de Edmilson.

Em seguida, foi a vez da abertura oficial, feita pelo presidente da Asserpe, Cleo Nicéas e a apresentação da primeira palestra do Tech Days Recife, com Oscar Piconez (Aesp), com o tema “Modernizando as suas técnicas você irá melhorar a sua comercialização”, por cerca de uma hora, Piconez falou de estratégias de venda no rádio, comportamento de anunciante e dicas de comercialização. “O mercado é como o mar, há peixe em todos os lugares, mas um bom pescador conhece sua região e por isso consegue encontrar peixes em lugares em que ninguém ainda pescou. Fuja dos lugares óbvios”, ressaltou.

A segunda palestra do diretor jurídico da Abert, Cristiano Lobato Flores. Em sua palestra Lobato falou de temas como a relação jurídica com aspectos ligados a radiodifusão como closed caption, áudio descrição e ressarcimento fiscal e os primeiros passos da migração do rádio AM.

Também foi comentado em sua apresentação sobre a campanha “Smart é ter rádio de graça no celular”. De acordo com ele, de 2009 a 2013 houve queda de 75% de aparelhos de rádio em domicílios, no entanto o veículo não perdeu audiência. A receita do setor tem mantido seu crescimento anual acima de 10%.

De acordo com Cristiano, em Pernambuco, das 33 emissoras que solicitaram a migração, 21 poderiam migrar agora, de acordo com avaliação da Anatel. O que ainda emperra o processo é indefinição do valor das outorgas.

Existem restrições para 5 municípios de Pernambuco para migração: Recife, Olinda, Garanhuns, Paulista e Caruaru. No entanto, o desligamento do canal analógico da TV vai resolver tal questão em Recife e Região Metropolitana e Caruaru. No caso de Garanhuns o problema é limite de espaço. Data prevista para o swtch off 30 de julho de 2017 para o Recife e região metropolitana e 25 de novembro de 2018 no interior do estado.

O diretor jurídico fez um alerta importante. De acordo com estudos do MiniCom, 80% das emissoras não renovam sua outorga de forma correta. Hoje, existem mais de 50 processos de suspensão de outorga no Ministério, e caso essas outorgas sejam suspensas não há revogação da ação de forma jurídica. Por isso, ele deixou claro a necessidade das emissoras terem o cuidado na hora de renovar suas outorgas.

O dia seguiu com palestras como a de Marcello Costa (Playlist soluções – Ipatinga/MG) sobre os Recursos inovadores para sua emissora; O som infinitamente mais puro – no rádio e na televisão. Michel Borges– Orbisonic – Gravataí/RS; O uso educativo do programa de rádio sintonia Sesc/Senac, com Adriana Vieira e A importância de um conteúdo vencedor para a sua rádio, com Robson Ferri – RF Mídia – São Paulo/SP.

No segundo dia de evento o destaque foi para a apresentação de Sergio Cavendish (Anatel – Recife/PE), com o Espaço aberto com a Anatel – perguntas e respostas sobre fiscalização, penalizações, multas, trâmite de processos e outros assuntos de interesse. Muitos radiodifusores fizeram perguntas e conversaram com Cavendish sobre suas questões específicas das emissoras.

O evento foi encerrado ao meio-dia e à tarde foi feita a última Reunião Setorial da Asserpe, bem como o almoço de confraternização dos associados. 2014 foi um ano atípico por conta dos eventos esportivos como a Copa do Mundo no Brasil e as Eleições. Mas a Asserpe conseguiu manter suas metas e celebrar com seus associados mais um ano de sucesso.

Tags: Tech Days, Recife, convenção, congresso, feira

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.