Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 17 de Dezembro de 2014 @ 07:49

Panorama: Massa FM vê a sua liderança ampliar e BandNews FM se destaca em Curitiba

Curitiba – Rádio T FM também crava a sua melhor marca desde a sua estréia na capital paranaense

Publicidade

O mercado de Curitiba e região metropolitana fecha 2014 do mesmo jeito que começou: vendo retração na sua média geral de audiência. Foram mais de 12 meses de quedas consecutivas, movimento estancado recentemente por três meses bem positivos no segundo semestre desse ano. Porém os efeitos provenientes do horário político na grade das emissoras e investidas em alguns projetos artísticos puxaram a média do meio para baixo. Mesmo assim boa parte das FMs participantes da medição estão estáveis em Curitiba. Os dados foram obtidos através de cruzamentos de informações enviadas às agências de comunicação e emissoras participantes, sendo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, trimestre setembro a novembro de 2014):

A Massa FM 97.7 aparece em alta no último resultado de audiência que será divulgado em 2014. Apesar de ter contribuído com a oscilação negativa do meio FM curitibano na comparação com a pesquisa de novembro, a Massa FM viu sua situação melhorar. Como? Simples: ao longo de 2014 a 97.7 FM acompanhou o afastamento de concorrentes importantes na disputa pelo topo do ranking, situação que ficou ainda mais clara no atual resultado, com a Massa FM oscilando bem menos do que uma concorrente direta. Resultado: a 97.7 FM manteve uma média de audiência elevada na Grande Curitiba e viu o seu share aumentar: foi para 18,7% (melhor resultado já obtido pela FM na cidade, sendo também a maior distância entre a Massa e as concorrentes diretas). O share mede a divisão do total da audiência FM entre as rádios participantes.

A sequência do ranking aponta a Caiobá FM 102.3 na vice-liderança geral nos principais períodos da medição, estando isolada nessa colocação. Porém a distancia entre a vice-líder e a terceira colocada geral (98 FM 98.9) diminuiu. Também houve um achatamento da distância entre a 98.9 FM e a Jovem Pan FM 103.9, emissora líder no segmento jovem/pop curitibano e quarto lugar geral. No caso da Jovem Pan FM o ano de 2014 foi positivo, já que a estação conseguiu recuperar parte de sua audiência após as oscilações negativas sofridas pelo meio entre o final de 2013 e o primeiro semestre de 2014. Essas emissoras fecham o “pelotão de frente” da audiência curitibana.

As demais concorrentes apresentaram uma certa estabilidade entre a atual medição e a pesquisa divulgada de novembro. Aparecem na sequência as rádios Gospel FM 89.3 (líder no segmento gospel/religioso), Clube FM 101.5 e Ouro Verde FM 105.5 (líder no segmento adulto-contemporâneo). A Transamérica FM 100.3, oitava geral, também não viu uma oscilação expressiva em sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior (05h-00h, todos os dias e locais), apontando uma estabilidade em seu índice.

Crescimentos

O meio curitibano viu destaques importantes em rádios segmentadas ou que são novas na disputa. A BandNews FM 96.3 cravou na atual pesquisa uma de suas melhores marcas em Curitiba, representando o melhor “share” já alcançado pela FM na capital (FM líder no segmento jornalístico e que está no ar desde janeiro de 2006). Com isso a BandNews FM está mais próxima da Transamérica no ranking geral. Também foram destaques as oscilações positivas vistas nas médias da Mundo Livre FM 93.9 e da Rádio T FM 104.9. No caso da Rádio T a emissora registrou na atual pesquisa a sua melhor marca na Grande Curitiba desde a sua estréia (ocorrida em definitivo no ano de 2012).

A Lumen FM 99.5 foi outra emissora que também apresentou uma variação positiva em Curitiba na comparação com a pesquisa anterior.

O ranking de audiência curitibano conta com 23 rádios participantes.

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Curitiba e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Curitiba

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.