Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2014 @ 13:09

Exclusivo: Emissora de Amparo troca de sintonia e atinge a Grande Campinas

Amparo – Mudança foi relatada por ouvintes e pela emissora, assim como a alteração na classe de operação

Publicidade

A 95 FM 95.5 de Amparo encerrou suas operações através de sua frequência original. Essa informação foi repassada pela própria emissora e também por ouvintes que não sintonizam mais a rádio em 95.5 FM. Agora a rádio é captada em 97.7 FM, alteração que também veio com uma ampliação de sua cobertura e a mudança do nome fantasia para 97 FM. A altitude local dos sistemas irradiantes de Amparo (acima dos 1.000 metros) e a proximidade com a Grande Campinas possibilita que a 95 FM fosse captada em parte do município campineiro. Com a alteração essa sintonia foi ampliada, conforme relatos de ouvintes residentes em Campinas e arredores. A informação ainda não foi atualizada no portal da Anatel, agência que regula a radiodifusão nacional.

Com a mudança para 97.7 FM a emissora foi da classe B1 para A3 (saiba mais sobre essa classificação), próxima de igualar com a Nativa FM 89.3 de Campinas (emissora que também possuí o seu sistema irradiante em Amparo, acima dos 1.000 metros de altitude e classe A2) e equipara a Cultura FM 102.9 (classe A3). Esse pedido de mudança de canal e classe foi realizado em 12 de maio de 2012, segundo o Plano de Reservas de canais presente nos sistemas interativos do portal da Anatel. A mudança de canal e de classe ainda não consta do sistema de distribuição de canais da agência, porém a informação já era de conhecimento público desde o primeiro semestre de 2014, com a publicação da consulta pública sobre a alteração nesse canal de Amparo (saiba mais).

Segundo a direção da emissora a rádio já opera em 97.7 FM e o sinal cobre com facilidade a cidade de Campinas e municípios vizinhos. A emissora também informou que em 2015 vai executar uma nova programação, projeto que está em fase de formatação para a nova frequência. A FM de Amparo deverá manter seu foco no público gospel/evangélico, rádio que já atuava nesse segmento quando operava como 95 FM.

A rádio já executa vinhetas e chamadas com o nome 97 FM, além de músicas do segmento gospel. Na grade a FM executa participações de ouvintes das regiões de Campinas, Mogi Guaçu, Limeira, entre outras praças.

Mudança no espectro

Com a ida da 95.5 FM para 97.7 FM, também deverá ocorrer a mudança de classe da Mundial FM 95.7 de Jundiaí, rádio que segundo essa mesma consulta pública deve pular de E3 para E2, representando um aumento de potência (poderá cobrir melhor as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba). A saída da rádio de Amparo amplia a qualidade de sintonia da 95.7 FM de Jundiaí e também da Antena 1 FM 95.5 de Piracicaba (concessão e torre em Rio das Pedras).

Porém a operação da 97 FM limita a cobertura da 97,5 FM 97.5 de Itupeva (estúdio em Campinas), Fraternidade FM 97.9 de Araras e o alcance da Energia 97 FM 97.7 de São Paulo entre a Grande Campinas e a região de Jundiaí.

É importante lembrar que essa região de São Paulo está entre os dials FM mais congestionados do planeta.

Em breve mais detalhes sobre essa mudança nas regiões de Amparo e Campinas.

Congestionamento no FM - Veja a ampla lista de rádios captadas nessas áreas de São Paulo. Escolha: Leste Paulista, Grande Campinas, região de Piracicaba e Grande Sorocaba


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: 95 FM, 97 FM, Amparo, frequência, canal, Grande Campinas, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.