Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 24 de Fevereiro de 2015 @ 12:59

Órgão supervisor da Comunicação na Câmara dos Deputados gera polêmica

Brasília - Estrutura proposta por Eduardo Cunha estaria acima da Secom e preocupa jornalistas e sindicatos

Publicidade
A criação de um novo órgão, com a tarefa de supervisionar o trabalho jornalístico dos veículos oficiais da Câmara Federal, é a proposta do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A ideia causa polêmica entre profissionais desses veículos e sindicatos, pois a estrutura seria ligada à Mesa Diretora da Casa e estaria acima da Secom. O comando ficaria a cargo de um deputado da bancada evangélica, com assessoria de um membro da Rede Record. 
 
Entidades como o Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindilegis) e o Sindicato dos Jornalistas do DF já emitiram nota alertando para a possível interferência política na linha editorial e na programação dos veículos do Legislativo, em especial a TV Câmara. Por quase 17 anos de existência, os veículos da Câmara sempre foram comandados por profissionais do jornalismo que são servidores de carreira da instituição. 
 
O sistema abrange a Rádio Câmara FM 96.9 de Brasília e rede, jornal, TV e agência, atuando subordinado à Secretaria de Comunicação Social, um órgão diretamente ligado à Presidência da Câmara. Conforme o Portal dos Jornalistas, os servidores da Casa alegam que presidentes anteriores nunca colocaram o sistema de comunicação sob o comando de uma corrente político-ideológica, nem promoveram a contratação de profissionais de emissoras comerciais para supervisionar a programação da TV Câmara. Segundo eles, o canal sempre se definiu pela “diversidade, pluralidade, laicidade e independência”, para que todas as orientações políticas e partidos fossem contemplados.
 
“É muito preocupante nomear um deputado para sua chefia. Iremos atuar fortemente contra essa medida”, afirmou o presidente do Sindilegis, Nilton Paixão, que destacou também a capacitação dos funcionários que hoje realizam o trabalho de comunicação. O Sindicato dos Jornalistas do DF defendeu a manutenção da direção de comunicação dos servidores de carreira e a preservação da pluralidade e isenção dos veículos da Câmara. “É preciso conclamar deputados e a sociedade civil a atuar contra essa mudança, que pode ter consequências devastadoras para o interesse público”, afirmou a entidade em nota.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Câmara, Rádio Câmara, controle, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.