Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 29 de Abril de 2015 @ 19:04

Mudança de frequência da MEC FM vai ocorrer no dia 10 no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Emissora vai deixar os tradicionais 98.9 FM para operar em 99.3 FM

Publicidade
A Rádio MEC FM 98.9 do Rio de Janeiro vai mudar de frequência no próximo dia 10 de maio (dia de aniversário de 32 anos da emissora). A alteração do canal já estava prevista no Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com isso, a emissora vai deixar os tradicionais 98.9 FM, frequência na qual operou por 32 anos para FM 99.3.
 
“A troca de frequência ocorre por razões técnicas, de organização do espectro FM na capital fluminense”, explica o gerente-executivo de Engenharia e Operações da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Renato Favilla, que faz a gestão da emissora. “Com a mudança, a rádio vai deixar de sofrer algumas interferências decorrentes de emissoras próximas e, como o espectro é limitado, essa alteração também permitirá que outras rádios, de menor porte, passem a ocupar essa posição no dial.”, completa Favilla.
 
As alterações foram indicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que fiscaliza a radiodifusão nacional, e atingiu quatro emissoras de grande porte no Rio de Janeiro. A MEC FM é a última das grandes a fazer a migração e espera manter sua audiência, apesar de a nova frequência não ser adjacente à anterior, caso das demais emissoras que já mudaram suas posições no dial.
 
Essas mudanças começaram em 2009, com a Rádio Melodia FM 97.5 deixando a frequência anterior (97.3 FM). Na sequência, a Rádio Globo FM 89.5 mudou, em fevereiro de 2011, a sintonia 89.3 FM (que atualmente abriga a Feliz FM após a mudança da Rádio Globo para 98.1 FM). A última alteração ocorreu com a JB FM, que em janeiro de 2012 deixou a tradicional sintonia 99.7 FM para operar a partir da atual frequência.
 
A MEC FM celebra seus 32 anos no ar no dia 10 com um concerto especial de aniversário, que terá 80 minutos de duração. No palco estarão intérpretes cujo repertório reflete a programação da emissora, desde a música renascentista, medieval até os dias atuais. O concerto acontece às 18h, no Auditório Guiomar Novaes, no anexo da Sala Cecília Meirelles. O espaço fica na Rua Teotônio Regadas s/nº, na Lapa. 
 
Fazem a festa o quinteto vocal que interpreta duas peças sacras medievais; o Trio Capitu, formado por Débora Nascimento (fagote), Janaína Perotto (oboé) e Sofia Ceccato (flauta), que interpretam compositores brasileiros que vão de Chiquinha Gonzaga ao novo Marcos Lucas; o Trio de Cordas da UFRJ, mais piano, tocando o Quarteto de Schumann; e o Abstrai Ensemble, grupo de música contemporânea que vai apresentar a peça "Não fosse isso e era menos, não fosse tanto e era quase" (sobre poemas de Paulo Leminsky), do compositor e flautista Pauxy Gentil-Nunes.
 
Ao longo dos seus 32 anos, que serão completados exatamente em 10 de maio, a MEC FM vem dedicando quase a totalidade de sua grade de programação à música de concerto, com janelas de jazz, choro e música instrumental. Bach, Mozart, Villa-Lobos, Debussy, Verdi, Beethoven, Ernesto Nazareth, Chopin, Vivaldi, Radamés Gnatalli e vários outros grandes compositores são a alma do repertório da emissora.
 
Sua programação diária inclui agendas culturais relativas aos eventos musicais e de artes em geral que ocorrem na cidade e também fora do Rio de Janeiro. Constam da grade de programação alguns programas históricos, como o "Ópera Completa", há mais de 50 anos no ar, o "Música e Músicos do Brasil" e o "Momento de Jazz".
 
A MEC FM é a única emissora carioca dedicada à música de concerto, cumprindo o seu papel de difusão desse importante gênero musical. A emissora também interage com o seu público ouvinte e leva a música clássica para pontos de grande movimento na cidade, em transmissões externas, em parceria ou não com outras instituições dedicadas à difusão cultural.
 
Com informações da EBC

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, MEC FM, mudança, frequência, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.