Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Maio de 2015 @ 15:03

Jovem Pan e Rádio Globo comemoram aniversário em São Paulo

São Paulo – Jovem Pan chegou aos 71 anos enquanto a Rádio Globo aos 63 anos

Publicidade
Duas das mais importantes rádios brasileiras instaladas em São Paulo completam aniversário neste início de maio. A Rádio Globo AM 1100 chegou aos 63 anos no dia 1º, enquanto a Jovem Pan AM 620 comemorou 71 anos em operação ininterrupta neste domingo (3). As duas emissoras lideram seus segmentos nas pesquisas de audiência do rádio AM.
 
A rádio que atualmente lidera com folga o ranking de audiência das AMs da capital paulista comemorou aniversário nesta sexta-feira. A Rádio Globo AM de São Paulo completou 63 anos no ar. Vale destacar que o Sistema Globo de Rádio, que controla a emissora, almeja também um canal FM para retransmitir a programação da rádio em São Paulo e, para isso, fez o pedido para a migração dos AM 1100 para o FM na capital paulista.
 
A estação entrou no ar em 1º de maio de 1952 como Rádio Nacional de São Paulo. A rádio, que pertencia às Organizações Victor Costa, foi a primeira que exibiu uma vinheta cantada, que na época estava na voz de Hebe Camargo. A emissora também levou os programas de auditório para as ruas da cidade. Em 1952, o cantor Francisco Alves apresentava seus convidados no estúdio montado em praças públicas.
 
Ainda nos anos 1950, a então Rádio Nacional de São Paulo acreditou no talento de um jovem comunicador que tinha sido camelô. Foi a primeira rádio de grande porte em que trabalhou Silvio Santos. Nas novelas e no humor, foi a rádio paulistana que aperfeiçoou alguns dos modelos trazidos da Nacional carioca.
 
Em 1965, as Organizações Globo compraram a Rádio Nacional paulista. O nome Nacional foi mantido e, em 1967, a Rádio Nacional assumiu a liderança de audiência na capital paulista, com uma programação popular e informativa.
 
Em 1976 a direção da emissora recebeu um pedido do Ministério das Comunicações para que o nome Nacional fosse apenas utilizado pelas emissoras dirigidas pelo Governo Federal. Em 1977, a rádio mudou para Nacional-Globo, em 1978 foi para Globo-Nacional e, finalmente, em 1979, Rádio Globo de São Paulo.
 
Atualmente, a Rádio Globo lidera o ranking de audiência da capital paulista com certa folga para a segunda colocada, segundo as medições do Instituto Ibope. Até a última pesquisa, a emissora era a única AM que ultrapassava a marca dos 100 mil ouvintes por minuto, número que é mantido pela rádio nos últimos anos.
 
Já neste 3 de maio, a Jovem Pan AM chegou aos seus 71 anos como uma das rádios mais ouvidas na capital paulista e líder de uma extensa rede que conta com afiliadas espalhadas por todo o Brasil e lidera também a audiência do segmento jornalístico na capital paulista, sendo a terceira no geral. 
 
A Jovem Pan começou sua trajetória na capital paulista no dia 3 de maio de 1944 como rádio Panamericana de São Paulo tendo como prefixo PRH-7, que era divulgado tendo como trilha as primeiras notas da Quinta Sinfonia de Beethoven. Sua primeira sede foi na rua São Bento, 279, no centro da cidade.
 
Em novembro do mesmo ano, a emissora foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, passando a integrar, então, o Grupo das Emissoras Unidas. Em 1945, a Rádio Panamericana, que inicialmente transmitia novelas, transformou-se em uma emissora dos esportes, tendo o projeto executado pelo então empossado diretor-geral Paulo Machado de Carvalho Filho.
 
Em 1964, ainda ligado à TV Record, Antônio Augusto Amaral de Carvalho (o Tuta), outro filho de Paulo Machado de Carvalho, assumiu definitivamente a direção da emissora, onde já havia estagiado. O nome fantasia "Jovem Pan" surgiu em 1965, dado por Paulo Machado de Carvalho, para rejuvenescer o nome da emissora, já que estava envolvida com muitos eventos e fatos da atualidade da época.
 
Foi então que surgiu o atual prefixo da Jovem Pan, a ZYK 521. A grande transformação da Panamericana começou em 1966. Já com o nome fantasia de Jovem Pan, a rádio iniciou vários programas com ídolos da música popular brasileira que, na época, faziam grande sucesso na TV Record. Na década de 1970, a emissora passou a investir em jornalismo.
 
Em 1973, Tuta adquiriu as ações da emissora dos irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo de Carvalho, tornando-se seu único proprietário. Em 1976, a Jovem Pan deixou a avenida Miruna, e se instalou na avenida Paulista, 807, 24º andar. Ainda neste ano, foi inaugurada a Jovem Pan FM 100.9, com sede no mesmo local.
 
Em 1993, a emissora iniciou o projeto da Jovem Pan Sat, que teve sua implantação em 1994, com sinal de áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para várias regiões do país. Em 2011, a Jovem Pan Sat atingiu a marca de 25 milhões de ouvintes em todo o Brasil. 
 
Atualmente é a rede jornalística com maior alcance no Brasil em afiliadas, cujos números de audiência e faturamento são semelhantes a outras grandes redes de rádio brasileiras. A Jovem Pan AM é uma das mais antigas emissoras de rádio noticiosas da cidade de São Paulo, estando sempre entre as mais ouvidas.
 
Grande São Paulo – Veja e ouça a lista de rádios FM e AM da Grande São Paulo. Clique aqui.
 
Rede via-satélite – Veja e ouça as rádios afiliadas das redes Jovem Pan AM e Rádio Globo
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Jovem Pan, Rádio Globo, rede, aniversário, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.