Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 15 de Maio de 2015 @ 10:54

Transamérica transmite cifras de música da programação por meio do RDS em Brasília

Brasília – Ação da rádio ensina ouvintes a tocar instrumentos através do dial

Publicidade
Há alguns anos, o Tudo Rádio vem ressaltando os benefícios que a utilização do sistema RDS (Radio Data System) oferece tanto para as rádios quanto para os ouvintes. Uma ação idealizada e realizada pela Transamérica FM 100.1 de Brasília mostra que a utilização dessa tecnologia não tem limites e que a criatividade vai ajudar a popularizar o sistema.
 
A emissora brasiliense, em parceria com a agência Lew’Lara/TBWA de Brasília, deu uma aula de música para seu público por meio do projeto Rádio Music School. Utilizando o RDS, a Transamérica FM transmitiu as cifras (anotações musicais usadas para indicar acordes para instrumentos, como violão, baixo e guitarra) das músicas mais tocadas na emissora, em perfeita sincronia com os acordes que estavam sendo ouvidos. A produtora de vídeo é a Fabrika e a de áudio é a MugShot.
 
Oo vídeo publicado nesta semana no Youtube, mostra ouvintes tocando violão, baixo e guitarra acompanhando a música que estava sendo executada por meio das cifras. O vídeo também mostrou os rádios que foram utilizados para receber os dados enviados pela emissora. Clique aqui para ver o vídeo.
 
Vale ressaltar que diversos tipos de aparelhos estão habilitados com o sistema RDS. Grande parte deles ainda é encontrado em rádios automotivos, porém, nos últimos anos, é crescente o número de aparelhos smartphones que também tem a tecnologia instalada, incluindo celulares com custo mais baixo.
 
No fim de abril, o Tudo Rádio fez um panorama sobre a adoção do sistema RDS por parte das rádios no Brasil (leia mais). A utilização do sistema vem crescendo entre as emissoras, inclusive em rádios de cidades do interior do Brasil. 
 
Enquete
 
A maioria das emissoras brasileiras utilizam o sistema RDS para publicar o nome fantasia da estação e/ou o slogan. Porém algumas vão além, com mensagens promocionais, comerciais, detalhes de atrações e os nomes das músicas executadas naquele momento. E o Tudo Rádio perguntou sobre essa funcionalidade em sua nova enquete. Vote e veja o resultado clicando aqui.
 
Mapa do RDS
 
E você? Quer saber qual emissora dispõe do RDS ativo? Acesse o nosso mapa: https://tudoradio.com/dials
 
Ou quer contribuir informando quais as rádios da sua região utilizam o RDS? Indique em [email protected] ou em nossas redes sociais. Participe!
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Transamérica, ação, RDS, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.