Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 19 de Maio de 2015 @ 07:40

Panorama: Melodia, Super Rádio Tupi e Mix avançam no ranking FM carioca. FM O Dia segue líder

Rio de Janeiro – Lideres seguem entre as FMs de maior volume médio de audiência no país. Disputa entre Super Rádio Tupi e Rádio Globo segue acirrada

Publicidade

O mercado de rádio FM do Rio de Janeiro e região metropolitana acompanhou a divulgação de mais um panorama da audiência local, situação ocorrida na primeira quinzena do mês de maio. No geral o meio carioca acompanhou uma leve retração na sua média de ouvintes por minuto na comparação com os dados divulgados em abril. Mas o Rio de Janeiro também acompanhou crescimentos importantes e acirramento de disputas por posições. O ranking foi repassado às agências e emissoras assinantes e o cruzamento desses dados com os seus respectivos destaques você acompanha na sequência (05h-00h, todos os dias e locais, trimestre fevereiro a abril de 2015):

Na ponta da tabela o FM carioca segue com dois destaques. As rádios FM O Dia FM 100.5 e Melodia FM 97.5 seguem com as maiores médias de audiência entre todas as estações brasileiras medidas pelo Instituto Ibope. Isso se deve ao tamanho do universo de ouvintes do Rio e região metropolitana, além da larga vantagem mantida pelas duas primeiras colocadas na comparação com as demais participantes. Na disputa pelo topo a FM O Dia segue em vantagem, mas viu a aproximação da Melodia FM. A atual vice-líder geral viu uma boa melhora em sua média de ouvintes por minuto na comparação com o resultado de abril. Ambas seguem acima dos 210 mil ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais).

É destaque a acirrada disputa entre as tradicionais Rádio Globo e Super Rádio Tupi, “guerra” travada em FM e também no AM. Na soma da audiência das duas faixas (muito comum entre as estações que possuem transmissões simultâneas entre essas sintonias) a Rádio Globo AM 1220 FM 98.1 mantém a liderança no segmento “talk” e a terceira colocação geral (AM+FM). Já sem a soma das faixas (apenas a audiência FM) a Super Rádio Tupi FM 96.5 retomou a quarta colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais) após variar positivamente no ranking FM. A diferença entre as duas emissoras no FM é pequena e torna a situação imprevisível, além da aproximação dessas rádios em relação à JB FM 99.9 (líder isolada no segmento adulto-contemporâneo e terceiro lugar geral entre as FMs no 05h-00h/todos os dias e locais).

Também é destaque a nova evolução da Mix FM 102.1, rádio que vem crescendo a cada nova pesquisa no Rio de Janeiro e região metropolitana. A emissora que é líder no segmento jovem/pop carioca segue na oitava colocação geral, mas vê a distância que a separa da Nativa FM 103.7 diminuir e amplia a diferença para a Rádio Cidade FM 102.9. Já a MPB FM 90.3 segue em décimo geral e fecha o “top 10” do ranking carioca no 05h-00h (todos os dias e locais).

Outro destaque no Rio é a pequena distância que separam as rádios SulAmérica Paradiso FM 95.7, Catedral FM 106.7 (emissora que tem apresentado evoluções constantes no Rio), BandNews FM 94.9 (líder no “all-news” no FM carioca e variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior) e CBN FM 92.5. A diferença entre a SulAmérica Paradiso e a CBN é inferior a 3,5 mil no período 05h-00h (todos os dias e locais).

> Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação de todas as posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Índices - os “pontos” das rádios

Separamos aqui os índices absolutos da média de audiência das 10 primeiras colocadas, mercado que conta com 24 rádios participantes. É importante lembrar que um desempenho de audiência de uma determinada FM não pode ser encarado apenas pela posição que a rádio ocupa, já que é importante considerar o perfil e foco de programação trabalhado pelas estações, além do tamanho do universo (ouvintes) que elas disputam (e o número de concorrentes disputando a mesma “fatia de audiência”).

Veja como ficou essa listagem entre as 10 primeiras colocadas com base no período 05h-00h (todos os dias e locais – fevereiro a abril/2015), com base no cruzamento de informações de rádios e agências voltadas ao meio.

01 – FM O Dia FM 100.5 – 2.09%
02 – Rádio Melodia FM 97.5 – 1.96%
03 – JB FM 99.9 – 0.93%
04 – Super Rádio Tupi FM 96.5 – 0.86%
05 – Rádio Globo FM 98.1 – 0.85%
06 – 93 FM 93.3 – 0.82%
07 – Nativa FM 103.7 – 0.49%
08 – Mix FM 102.1 – 0.38%
09 – Rádio Cidade FM 102.9 – 0.28%
10 – MPB FM 90.3 – 0.20%


São 24 estações que partilham o total da audiência FM do Rio de Janeiro e região metropolitana.

Veja e ouça a lista completa de rádios da capital fluminense e região clicando aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.