Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Através de qual dispositivo/ferramenta você acompanha a sua rádio na internet?

Enquete

Segunda-Feira, 15 de Junho de 2015 @ 07:42

Especial: Ouvintes apontam importância do RDS e pedem uma maior utilização por parte das rádios

São Paulo - Panorama é revelado através de enquete realizada pelo Tudo Rádio e que contou com 1139 participações

Publicidade

O Tudo Rádio realizou recentemente uma enquete relacionada ao sistema RDS (Radio Data System - que permite o envio de mensagens de texto para os receptores dos ouvintes), perguntando sobre a importância da ferramenta para as rádios e para a audiência. Foram 1139 participações e a maioria indica uma possível preferência pela utilização do RDS por parte das emissoras. Porém a maioria dos participantes que indicaram a importância do RDS nas rádios pedem que as emissoras utilizem de forma mais ampla o sistema, não apenas para indicar o nome da estação através do texto enviado. Acompanhe:

A enquete foi encerrada na última sexta-feira (12) e 57% dos participantes indicam que o RDS é uma ferramenta importante e que deve ser utilizada pelas emissoras. Desses 57%, 42% pedem uma maior utilização do sistema pelas rádios, ou seja, que disponibilizem mais informações que vão além da publicação do nome da emissora. O RDS permite o envio de detalhes sobre a programação, nomes de músicas executadas naquele momento, notícias, textos de promoções, entre outros serviços. Já 4% das participações preferem que as rádios não utilizem o RDS se for para apenas mostrar o nome e 39% não acha importante a utilização do sistema nas rádios.

Recentemente o Tudo Rádio tem fechado várias matérias relacionadas à expansão do sistema pelas emissoras brasileiras, com o surgimento do RDS em várias estações de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, entre outros estados (leia sobre). No caso catarinense a região do Vale do Itajaí praticamente não utilizava RDS, situação diferente em 2015. Há anos o sistema é amplamente difundido em algumas capitais brasileiras, com destaque para São Paulo onde boa parte das FMs disponibilizam detalhes de suas programações e os nomes das músicas executadas pelas rádios. Em Florianópolis as emissoras utilizam um recurso de texto estendido do RDS (RT) para divulgar eventos promovidos pelas FMs, com destaque para a Jovem Pan FM 101.7 e Atlântida FM 100.9.

Outra novidade de utilização tem ocorrido em Curitiba. Em maio a 98 FM 98.9 passou a divulgar o número de telefone celular para contato no aplicativo WhatsApp, promovendo a interação entre a rádio e os ouvintes. Menos de um mês depois várias FMs curitibanas adotam essa prática, com as seguintes rádios divulgando os seus números de WhatsApp via RDS: Lumen FM 99.5, Clube FM 101.5, Jovem Pan FM 103.9 e Transamérica FM 100.3. Já a Rádio T FM 104.9 (e rede) mostra os nomes das atrações, da rádio e também as músicas executadas pela FM. Também é comum divulgar endereços de sites e telefones para participações em várias FMs brasileiras.
 


FMs curitibanas divulgando seus contatos no WhatsApp


As principais opções do RDS 

Conheça alguns recursos do RDS, inclusive as faixas que estão disponíveis na maioria dos receptores FMs que captam o sistema (inclusive celulares com FM):

PS: Tradicional faixa de 8 caracteres. Geralmente usada para mostrar o nome da rádio e outras informações rápidas (inclusive os nomes das músicas). É a função de maior disponibilidade nos receptores e geralmente é utilizada "piscando" as palavras devido o seu curto espaço para texto. Existem rádios que inserem frases mais longas deslocando os caracteres da direita para a esquerda.

RT: Tem crescido nos receptores e na utilização por parte das FMs. Comporta até 64 caracteres e geralmente mostra nomes e slogans das emissoras, além de outras identificações. Também é possível introduzir o nome das músicas e outros detalhes da grade, como fazem a 89 A Rádio Rock FM 89.1 de São Paulo e as estações da Rádio T FM no Paraná. Em Florianópolis as FMs jovens utilizam essa função para divulgar eventos promovidos por essas rádios.

PTY: Pouco utilizado. É o gênero de programação da emissora. Comum ver rádios "jovens/pop" com classificação "country" e populares como "soft rock". Apesar da pouca utilização, ela é importante. Muitos receptores novos conseguem organizar as rádios por gêneros, principalmente celulares com FM e rádios automotivos.

Enquete

O Tudo Rádio já conta com uma nova enquete. Perguntamos: "Qual a melhor ferramenta para o rádio utilizar na hora de interagir com os ouvintes?". Veja detalhes e participe clicando aqui.

RDS! E sintonias! - Veja a lista de emissoras que utilizam esse sistema e ouça elas on-line: clique aqui.

Faltou alguma? - Tem alguma outra emissora com RDS e que não está indicado em nossos dials? Indique para nós via [email protected] ou via Twitter @TudoRadio.

O que é RDS? - Leia sobre o sistema, inclusive as suas funções. Clique aqui.

 

Tags: Rádio, RDS, sistema, dial, FM, São Paulo, Curitiba

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 15 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná.

E-mail: [email protected]


...
tudoradio.com © 2017 - Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 18h – seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.