Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 03 de Agosto de 2015 @ 07:39

Trajetória: Nativa FM completa 15 anos no dial FM do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Marca chegou ao mercado carioca em agosto de 2000 e substituiu a Tupi FM

Publicidade

Sábado foi um dia importante para uma FM popular do Rio de Janeiro. No dia 1º de agosto de 2000 nascia a marca “Nativa FM” no dial carioca, nome que foi conhecido na capital fluminense a partir da sintonia 96.5 FM. No ar como uma das principais audiências do rádio carioca, a Nativa FM opera desde 2009 na frequência 103.7 FM e é operada localmente pelo grupo Diários Associados. É comum uma “confusão” dos ouvintes em relação à ligação da Nativa FM carioca com a rede gerida pela Nativa FM 95.3 de São Paulo (operada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação).

A emissora iniciou a sua trajetória como Nativa FM em 1º de agosto de 2000, quando substituiu a local Tupi FM 96.5 do Rio de Janeiro. Antes da estréia a palavra “Nativa” já era empregado pela FM antecessora, cujo slogan era “Tupi FM, a Nativa do Rio” (isso nos primeiros anos de atuação). A mudança foi uma parceria firmada entre o grupo Diários Associados (responsável pela FM carioca) e o Grupo Camargo de Comunicação (na época quem operava a Nativa FM 95.3 de São Paulo). Nos primeiros anos de atuação da Nativa FM carioca a rádio tinha seu slogan alinhado com a FM paulistana, além de elementos de sua programação. Isso fez com que a Nativa FM do Rio integrasse a primeira tentativa de rede nacional da marca “Nativa FM”, ocorrida no início dos anos 2000.

Na sequência com o encerramento da rede a Nativa FM seguiu por conta própria, sempre atuando de forma local no Rio de Janeiro. Conta até hoje com uma das maiores audiências do FM carioca, além de uma série de atividades locais (desde promoções, como também eventos, entre outros planejamentos). E isso também persistiu até 2009 em 96.5 FM, quando a Nativa FM foi deslocada para a atual frequência (103.7 FM). A mudança se deve a promoção da Super Rádio Tupi AM 1280 ao dial FM do Rio de Janeiro, emissora popular/jornalistica também controlada pelo grupo Diários Associados. A alteração foi completada no dia 1º de junho de 2009, encerrando a trajetória da Antena 1 Lite FM 103.7 para a manutenção das operações da Nativa FM.

Mesmo com a troca de frequência a Nativa FM continuou posicionada entre as FMs mais sintonizadas do Rio e região metropolitana (dados recentes do Instituto Ibope). E no dia 18 de junho do ano passado a Nativa passou a transmitir sua programação a partir de uma nova estrutura, localizada na Rua Fonseca Teles (São Cristóvão). Anteriormente a rádio operava a partir da Rua do Livramento, no centro da capital fluminense.

Tupi FM

Antes de se chamar Nativa FM, a rádio era conhecida como Tupi FM. A rádio estreou em 24 de maio de 1974 na frequência em FM 96.5 e foi criada em uma época em que quase não havia emissoras FM no país. A Tupi foi pioneira ao ter uma emissora inteiramente musical. A partir de 1996 adotou uma linha de programação mais popular, mantida até hoje através da Nativa.

Rede Nativa FM

A rede comandada a partir da Nativa FM 95.3 de São Paulo e com emissoras em estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina é operada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação (que atua através da 95.3 FM desde 2004) e não conta com a Nativa FM do Rio como integrante. Porém a parceria na marca é mantida.

Sinal da 103.7 FM – Ouça on-line e veja o alcance de sinal da Nativa FM e de outras FMs. Escolha: Grande Rio de Janeiro, Região dos Lagos, Região Serrana e/ou Sul Fluminense.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Nativa FM, Rio de Janeiro, dial, aniversário, Tupi FM, trajetóri

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.