Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2015 @ 07:41

Extra: Rádio Gaúcha assume a liderança na Grande Porto Alegre e apresenta novidades em sua grade

Porto Alegre – Marca obtida pela emissora é relacionada ao ranking geral que mede a média de ouvintes por minuto

Publicidade

A Rádio Gaúcha FM 93.7 é a nova líder geral da audiência FM na Grande Porto Alegre. A afirmação é baseada na pesquisa 05-05h/todos os dias (Ibope Media) e locais, divulgada no início da semana passada. Trata-se da primeira vez que a Rádio Gaúcha alcança o topo do ranking FM que mede a média de ouvintes por minuto do meio, sendo o período 05h-05h (todos os dias e locais) o mais utilizado pelas empresas de comunicação que atuam na capital do Rio Grande do Sul. O resultado é histórico e é acompanhado por novidades na grade da Rádio Gaúcha, emissora jornalística/esportiva gerida pelo Grupo RBS.

A afirmação da “Rádio Gaúcha líder de audiência” não é algo incomum para o ouvinte de Porto Alegre. O Tudo Rádio explica: em 2014 a emissora anunciou a liderança baseada na pesquisa do Ibope Media que mede o “alcance” da emissora, filtro que mostra o impacto das emissoras durante um determinado período de tempo. Na sequência a Rádio Gaúcha evoluiu em outros períodos, chegando a ocupar a liderança em diferentes filtros da medição e destacou a liderança no rádio levando em consideração a soma de audiência da marca nas faixas AM e FM (a Rádio Gaúcha também opera em 600 AM). Na pesquisa atualizada em setembro deste ano, a 93.7 FM aparece pela primeira vez como líder geral no ranking baseado no “share” (partilha do total da audiência FM entre as participantes do meio) e de ouvintes por minuto.

Todas essas marcas de audiência obtidas pela Rádio Gaúcha passaram a ter mais destaque a partir de 2014 são inéditas e já eram esperadas pelo mercado gaúcho, isso devido a um crescimento constante e consistente nos principais períodos da pesquisa realizada mensalmente pelo Ibope Media. Desde o segundo semestre de 2013 a Rádio Gaúcha já ocupava a vice-liderança no 05-05h (todos os dias e locais) e aos poucos se aproximava da 104 FM 104.1, rádio musical/popular que nos últimos anos foi dona do topo da audiência FM da Grande Porto Alegre (líder de forma ininterrupta desde o começo de 2010 e em 2009 já havia ocupado o topo do ranking).

Vale lembrar que a Rádio Gaúcha participa do meio FM da Grande Porto Alegre desde maio de 2008 e já em 2009 apresentou os seus primeiros avanços no ranking de audiência. Chegou ao “top 3” do FM da Grande Porto Alegre em maio de 2013.

Campanha e novidades na programação

Em julho, a Rádio Gaúcha deu continuidade à campanha “Tem Novidade no Ar”, lançando nova fase da ação com a mensagem “porque você precisa saber”, marcada por spots no rádio e vídeos institucionais veiculados na RBS TV. A reformulação teve início em março, com mudança na identidade visual e as transformações na programação e no online.

A emissora está com novidades na programação e também no portal da estação na internet. O Gaúcha Repórter ganha uma versão semanal em podcast. Em cada edição, um tema é analisado por convidados e jornalistas da Rádio Gaúcha. Além de ficar disponível no iTunes e no site, vai ao ar na Rádio Gaúcha no início das madrugadas de domingo, da 1h00 às 2h00. A primeira edição foi uma análise da evolução e do futuro da comunicação. Os apresentadores são Leandro Staudt e Andressa Xavier. Os convidados foram o professor de comunicação da UFRGS, Luiz Artur Ferrareto; a coordenadora digital da Gaúcha, Michelle Raphaelli; e o editor chefe do jornal Diário Gaúcho, Carlos Etchichury. A produção é de Jaques Machado.

Ontem (20) ocorreu a estreia do Gaúcha Hoje Dominical e a versão podcast no site da Rádio Gaúcha e no iTunes, com o comando de Antônio Carlos Macedo e participação de toda a equipe do Gaúcha Hoje, incluindo comentaristas. A equipe do programa projeta os fatos da semana seguinte no esporte, na política, na economia, e um olhar especial da cidade de Porto Alegre. Além disso, haverá a tradicional trilha sonora, uma agenda cultural especial e a análise de todos os comentaristas do Gaúcha Hoje. O tempo de duração do programa é de uma hora e vai para o ar no domingo entre 5h00 e 6h00.

Outra novidade é o Cardápio do Zé. Trata-se de um Talk Show com convidados do meio esportivo e atração musical apresentado por José Alberto Andrade. A primeira edição contou com o músico gaiteiro Gilberto Monteiro direto do Acampamento Farroupilha. O Cardápio do Zé vai para o ar no programa Esporte e Cia de sexta para sábado - das 2h00 às 3h00. Uma edição especial e compacta foi ao ar no programa Show de Bola do último sábado (19).

Além destas novidades, o Arquivo Gaúcha multiplataforma segue aos sábados na programação - a partir da meia-noite, e fica disponível para download no site da Rádio Gaúcha e também no iTunes.

Rádio Farroupilha também movimentou o mercado gaúcho

Outra emissora do Grupo RBS também foi destaque no Rio Grande do Sul na semana passada. No mesmo dia da atualização da pesquisa de audiência do Ibope Media (14) os ouvintes gaúchos acompanharam a estreia da Farroupilha FM 92.1, emissora originada em 680 AM e que apresenta uma nova fase no dial do Rio Grande do Sul. Clique aqui e saiba detalhes sobre a mudança.

Sinal da 93.7 FM – Ouça on-line e veja o alcance de sinal da Rádio Gaúcha na Grande Porto Alegre e arredores. Escolha: Grande Porto Alegre, Litoral Gaúcho e/ou Serra Gaúcha.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio Gaúcha, audiência, programação, novidades, Porto Alegre, Ibope Media

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.