Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2015 @ 07:32

Exclusivo: Rádio Vida FM inicia o mês de outubro com operação no dial FM de São Paulo

São Paulo – Transmissão foi captada a partir da meia-noite de hoje (1)

Publicidade

Atualizado - 08h45

São Paulo iniciou o mês de outubro com uma novidade no espectro FM. A Rádio Vida FM 96.5 retomou as suas operações a partir da meia-noite de hoje (1) segundo relatos de ouvintes que captaram a transmissão da emissora. No momento não há uma informação oficial se a emissora está amparada a partir de alguma decisão judicial que permite a transmissão da Rádio Vida na Grande São Paulo, estação que foi alvo de uma operação da Anatel que interrompeu as suas transmissões em junho deste ano. Durante esse período da Rádio Vida chegou a ser captada durante alguns finais de semana e feriados, porém sem persistir com a sua transmissão.

Os relatos dos ouvintes que entraram em contato com o Tudo Rádio indicam uma sintonia de qualidade local em pontos diferentes da Grande São Paulo, em especial nas cidades de Guarulhos, Itaquaquecetuba e na populosa Zona Leste da capital. As características do sinal ligado hoje (1) é o mesmo antes da interrupção, com a transmissão partindo da Serra do Itapeti. O local pertence ao município de Mogi das Cruzes e também abriga outras emissoras potentes, como as rádios Transcontinental FM 104.7, SulAmérica Trânsito FM 92.1 e Rádio Ômega FM 106.9. A transmissão atual da Rádio Vida foi captada a partir dos primeiros minutos de hoje.

No mercado fica a expectativa se o retorno é definitivo e amparado por alguma decisão judicial que resguarde a transmissão da rádio a partir da Serra do Itapeti. Devido o longo tempo ausente do espectro (um pouco mais que três meses) a Rádio Vida FM já sente os efeitos negativos da interrupção na medição da audiência FM na Grande São Paulo (leia sobre), realizada pelo Ibope Media.

Rio de Janeiro

Com o retorno em São Paulo a Rádio Vida também está anunciando uma operação no Rio de Janeiro, informação veiculada através de chamadas espalhadas pela grade da emissora. O material afirma que agora a Rádio Vida opera nas duas maiores cidades do país. A frequência anunciada é a 88.1 FM, desconhecida na capital fluminense e que não conta nos sistemas interativos de canais disponibilizados pela Anatel na internet. Tradicionalmente a única 88.1 FM em operação no estado do Rio é a Sucesso FM 88.1 de Nova Friburgo (localizada à 120km do Rio de Janeiro, FM em breve deverá alterar a sua sintonia para 88.3 FM segundo a Anatel).

O caso na Grande São Paulo

A Rádio Vida FM é pivô de um processo que envolve o Ministério Público Federal de São Paulo e a Anatel. A própria emissora confirmou que a saída do ar no dia 25 de junho foi motivada por uma operação realizada por técnicos da Anatel, agência responsável por fiscalizar a radiodifusão nacional.

No final do mês de abril deste ano, a Folha de S.Paulo veiculou uma matéria informando que a Justiça Federal havia entrado com pedido de interrupção das transmissões da emissora captada entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba. Segundo a Anatel a 96.5 FM é uma concessão originada para São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba.

Em 2014 a Vida FM chegou a ficar fora do ar durante algumas semanas entre fevereiro e março, situação que chegou a fazer com que a rádio oscilasse na corrida por audiência, mas a situação foi revertida logo na sequência, com a FM chegando a quarta colocação geral em filtros importantes das pesquisas de audiência realizadas na Grande São Paulo.

Entre a saída da rádio no dia 25 de junho e a transmissão atual a Rádio Vida FM contou com retornos pontuais ao espectro, porém na maioria dos casos a duração da transmissão foi inferior a 48 horas. O caso é acompanhado de perto pela audiência, já que a emissora é dona de um dos maiores volumes de audiência média na Grande São Paulo, segundo medições do Ibope Media.

Em breve mais detalhes sobre a situação da Vida FM e do espectro FM de São Paulo.

Sinais em FM da Grande São Paulo – Veja e ouça on-line o que é sintonizado: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Vida FM, programação, internet, São Paulo, Anatel

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.