Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2015 @ 10:54

Exclusivo: Mix FM já opera a partir da Vergueiro em São Paulo

São Paulo - Emissora retomou as transmissões a partir de sua sede, localizada no bairro do Paraíso

Publicidade

A Mix FM 106.3 de São Paulo retomou as suas transmissões a partir da estrutura localizada no topo do prédio que abriga os estúdios da emissora, após quase dois anos operando a partir de uma estrutura temporária. E o retorno vem com mudanças importantes na estrutura técnica da emissora, rádio que passa a contar com uma nova característica de transmissão. Desde o último dia 18 a 106.3 FM conta com 20 metros a mais de altura em sua torre na comparação com a estrutura original, além de vários painéis direcionais, direcionados para todas as regiões de São Paulo. A expectativa é de que a nova estrutura amplie de forma considerável a cobertura de sinal da Mix FM. Acompanhe:

No primeiro semestre de 2014 a Mix FM deixou a sua estrutura de transmissão localizada no topo do prédio que abriga os estúdios da FM, imóvel localizado no número 1211 da Rua Vergueiro. Com isso foram iniciadas as obras na torre da estação, que também abrigam outros serviços de comunicação do Grupo Mix (como a MixTV). A estrutura original que transmitia a Mix FM desde 2006 foi desmontada em 2014 e a nova passou a ser percebida pelo público a partir do final do ano passado. A torre da rádio foi de 100 para 123 metros, valor que não considera a altura do prédio (já que o sistema está instalado no topo do edifício). A antena de 8 elementos da 106.3 FM direcionada para a Zona Leste foi substituída por 16 painéis Transtel direcionados para todas as regiões da capital.

Durante o período de obras no topo da sede da Mix FM, a emissora foi deslocada para operar a partir do número 750 da Avenida Paulista, estrutura que já foi utilizada pela rádio antes da inauguração da estrutura da rádio na Rua Vergueiro (ocorrida em 2006). Por quase dois anos a 106.3 FM contou com uma cobertura de sinal bem inferior à original, com sombras principalmente nas zonas Sul e Oeste, além de problemas de captação em cidades como Itapecerica da Serra, Cotia, Embú, entre outras. Mesmo assim a rádio conseguiu manter a liderança no segmento jovem/pop da Grande São Paulo (dados do Ibope Media) e estar entre as 10 rádios mais ouvidas do mercado paulistano (na última medição chegou a pular pra sétimo geral em períodos importantes - saiba mais).

Em resumo: a altitude da base do edifício da Mix FM na Rua Vergueiro é de 815 metros. A rádio conta ainda com 100 metros do prédio e mais 123 metros da nova torre, totalizando 1.038 metros de altitude para todo o sistema. O transmissor é um Harris de 35kw. Segundo relatos de ouvintes, já é percebida uma melhora significativa do sinal da 106.3 FM em várias regiões de São Paulo, principalmente na Zona Oeste (tradicionalmente de maior problema para a cobertura da Mix FM em São Paulo). Também existem relatos de uma sintonia melhor fora da Grande São Paulo, como nos arredores de Jundiaí.
 


Esquerda: estrutura provisória na Paulista / Direita: nova estrutura da Mix FM - fotos de Maurício Viel

 

Com as colaborações de Maurício Viel e Sandro Ceccato

Sinais da 106.3 FM – Ouça on-line e veja o alcance de sinal da Mix FM e de outras FMs paulistanas. Escolha: Grande São Paulo, Grande Sorocaba, Grande Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira / Litoral Sul.

 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Mix FM, sinal, estrutura, retorno, Rua Vergueiro, Paraíso, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.