Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2015 @ 17:11

SET Sudeste trata de radiodifusão no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Evento segue até esta quinta-feira (26) na capital fluminense

Publicidade
O SET Sudeste 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, último evento regional da SET do ano, teve início nesta terça-feira (24) no Auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Bolsa do Rio. As primeiras palavras foram de José Cristovam (SET/Unisat), que agradeceu aos patrocinadores, palestrantes e participantes de um “evento com três dias intensos de trabalho que fecharam o ano”.
 
A primeira palestra do Regional esteve a cargo de Ricardo Calderon (Eutelsat), que explicou aos presentes como a empresa “pode contribuir para a distribuição da programação das emissoras de televisão brasileiras em âmbito nacional e internacional”. Ele disse que o Brasil passa por dois grandes desafios: o primeiro é o do desligamento analógico e a migração para sinais digitais, que demandará capacidade para distribuição da programação pois, segundo ele, “em muitos municípios será inviável utilizar o meio terrestre, com rádio ou fibra”; o segundo desafio é a “previsão do crescimento no número de canais HD, que irá mais que dobrar em 5 anos e demandará mais capacidade”.
 
A segunda palestra do dia virou o ponto para as antenas terrestres. “Aplicabilidade de antenas na migração de AM/FM e em sistemas avançados de TV Digital”, ministrada por José Elias (IF Telecom) abordou as soluções tecnológicas de compartilhamento de sistemas de FM e TV Digital, levando em conta os avanços na área de sistemas irradiantes. Elias disse que é preciso pensar as antenas como “um todo e em seu futuro” com projetos “balanceados” onde se utilizem ferramentas de SW integradas a um processo produtivo automatizado com “visualização dinâmica dos efeitos decorrentes de interferências mecânicas ou de distanciamentos da torre, de forma a chegar na melhor situação de propagação”.
 
Ele explicou os diferentes tipos de interferências, maior gargalo de uma antena, “relembrando os efeitos indesejáveis provocados por sistemas de baixa qualidade ou instalados inadequadamente, que passam por erros de MER (Modulation Error Ratio) e de ISI (Inter Symbol Interference)”. Ele tratou os aspectos técnicos e econômicos, de forma a solucionar as limitações mais comuns encontradas em campo, e soluções de migração AM/FM, bem como sistemas de FM Alta Potência e Faixa Larga.
 
Para isso, avançou para o uso de antenas tipo painéis UHF banda larga e de baixo custo, além dos avanços em desenhos de novas antenas cilíndricas e com faixas maiores de forma a atender a esse novo tipo de demanda também serão discutidos. Outro dos pontos foram os diagramas de Antenas FM, tanto as omnidirecionais: dipolo vertical, dipolo cruzado e anel; como as diretivas ou com diagramas customizados: Antenas Painel.
 
O SET Sudeste 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, se realiza no Auditório da Bolsa do Rio – Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV de Novembro 20, Rio de Janeiro, até esta quinta-feira com diversos assuntos voltados à comunicação.
 
Com informações da Revista da SET
Tags: Rádio, SET, Sudeste, radiodifusão, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.