Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2016 @ 10:54

Rádio Globo entra em seu terceiro ano no Recife. Rede substituiu a tradicional Rádio Clube

Recife – Afiliada da Rádio Globo completa hoje dois anos de atuação no estado de Pernambuco

Publicidade
Hoje é aniversário de dois anos da Rádio Globo AM 720 do Recife, emissora que está entre as principais afiliadas da rede popular gerida pelo Sistema Globo de Rádio. Controlada originalmente pelo grupo Diários Associados, a Rádio Globo foi confirmada para o dial pernambucano a partir do final de 2013, tendo a estreia oficial prevista para o início de 2014. A novidade foi um marco para o rádio do Recife e do Nordeste, já que representou o encerramento da emissora conhecida como Rádio Clube AM, até então considerada a mais antiga estação de rádio do país entre aquelas que estavam no ar em 2013. 
 
A mudança de Rádio Clube para Rádio Globo foi concretizada no dia 3 de fevereiro de 2014. De lá para cá o grupo Diários Associados passou a ter a sua operação associada ao grupo Hapvida, operadora de planos de saúde e dono de hospitais, clínicas e laboratórios no Nordeste e Norte do país. A Hapvida assumiu em janeiro de 2015 o controle acionário (57%) de sete empresas do Diários Associados no Norte e Nordeste, incluindo a Rádio Globo do Recife (antiga Rádio Clube). A nova configuração do grupo de comunicação optou pela manutenção dos projetos de rádio no Nordeste, garantindo a presença da Rádio Globo e da Clube FM 99.1 na capital pernambucana.
 
Outro detalhe curioso que envolve a Rádio Globo do Recife é que a emissora foi inaugurada próxima do processo de reposicionamento da rede popular do Sistema Globo de Rádio. Desde 2014 a Rádio Globo passou por várias mudanças em sua programação, linguagem e identidade visual, situação acelerada entre o final de 2014 e início de 2015. Com isso, a afiliada do Recife acompanhou de perto a estreia do novo logotipo da Rádio Globo, passou a contar com novas atrações em sua grade, entre outros elementos apresentados pela Rádio Globo ao longo de 2014 e principalmente em 2015.
 
Sem migração
 
A Rádio Clube do Recife (atual Rádio Globo) não está na lista de emissoras que solicitaram a migração para a faixa FM. Ou seja, a 720 AM optou em permanecer na faixa AM, onde opera com 100kw e possui uma cobertura interestadual de sinal. Está entre as emissoras AMs de maior abrangência do país.
 
Trajetória
 
A opção pela Rádio Globo no dial AM do Recife interrompeu momentaneamente a trajetória da Rádio Clube AM, emissora que foi considerada a mais antiga estação de rádio em operação no Brasil, também sendo a primeira a ir ao ar em território nacional. A data de estreia da Clube é de 6 de abril de 1919, sendo que em 2013 (último aniversário como Clube) a rádio completou 94 anos de operação. A emissora participou da fase de ouro do rádio AM e era controlada pelo Grupo Diários Associados desde 1952. Em 2008 chegou a compor a Rede Clube AM, com operação conjunta com a estação AM de mesmo nome localizada em Brasília (estação que hoje repete a programação da Clube FM 105.5, também de Brasília e operada pelo Diários Associados).
 
Em breve mais novidades sobre essas alterações no dial do Recife.
 
Rede da Rádio Globo – Veja e ouça a lista completa de emissoras que carregam a marca da Rádio Globo: clique aqui
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Globo, programação, aniversário, Recife

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.