Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 24 de Março de 2016 @ 15:12

Exclusivo: Novas de Paz está no “top 3”. NOVABRASIL FM e Jovem Pan FM avançam no Recife

Recife – Clube FM segue isolada na liderança do FM e oscila positivamente. Recife FM também cresce

Publicidade
O mês foi movimentado no mercado de rádio da capital pernambucana, considerado um dos principais do país. A atualização da medição realizada pelo Kantar Ibope Media apontou uma nova configuração do “top 3” do ranking FM, além de avanços registrados nos índices da maioria das estações medidas. Nas duas primeiras colocações não foram vistas mudanças significativas, FMs que estão isoladas em relação às demais concorrentes. Acompanhe alguns destaques (05h-00h, todos os dias e locais, trimestre nov/15 a jan/16):
 
Novo “top 3”
 
O Recife tem uma novidade no “top 3” da audiência FM nos principais períodos da pesquisa. A religiosa / evangélica Novas de Paz FM 101.7 e 91.3 pulou para a terceira colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais) e também no 06h-10h (segunda à sexta-feira). Isso também significa a manutenção da liderança da Novas de Paz FM entre as rádios que atuam no segmento religioso, disputa que continua acirrada com a Maranata FM 103.9 (rádio que também está próxima do top 3). Essas duas rádios, além da Rádio Jornal FM 90.3, estão próximas no ranking e tornam imprevisíveis as próximas medições. 
 
O que é previsível é a liderança da Clube FM 99.1. A rádio manteve a liderança geral nos principais períodos da pesquisa, além de uma leve oscilação positiva na sua média de ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias). Na sequência aparece outro cenário que não aponta mudanças: a Recife FM 97.5 está isolada na vice-liderança e ampliou a sua média de ouvintes por minuto na comparação com o resultado anterior.
 
Avanços
 
A maioria das estações medidas apresentaram crescimento na comparação com a última atualização da audiência FM pernambucana. Destaque para a Jovem Pan FM 95.9, emissora que manteve a tendência de alta vista nas pesquisas anteriores e assumiu a liderança no segmento jovem/pop nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira). O avanço da Jovem Pan FM no universo de ouvintes também permitiu que a rádio aparecesse em sétimo geral (ganhou uma colocação na comparação com a pesquisa passada).
 
Em sexto e na liderança do segmento adulto-contemporâneo está a NOVABRASIL FM 94.3, emissora que tem se destacado nas atualizações da audiência na Grande Recife. Na atual pesquisa a rádio apresentou mais um avanço e, aos poucos, amplia a distância que a separa das demais estações presentes no ranking FM.
 
Emissoras como Mix FM 103.1, CBN FM 105.7, Tribuna FM 107.9 (registrou um dos maiores avanços da pesquisa na média de ouvintes por minuto), entre outras, também ampliaram os seus universos de audiência no Recife.
 
Nova abordagem da pesquisa
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que está realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
 
Com isso o universo de ouvintes deverá ser ampliado de forma significativa e os primeiros resultados já passam a ser observados pelo mercado nas atuais medições. A metodologia deverá atingir de forma integral o resultado a partir de abril, quando será feita a atualização de um período cheio de 2016 (janeiro a março). A pesquisa atual conta com os meses de janeiro e fevereiro com a nova abordagem.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Recife: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Clube FM, Recife, Kantar Ibope

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.