Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 07 de Julho de 2016 @ 13:10

Panorama: Novidades na medição do Kantar Ibope Media eleva expectativa em São Paulo

São Paulo - Soma dos universos tem causado diferenças em alguns ranking gerais

Publicidade
Está movimentada a corrida por audiência nos principais centros do país. Ao contrário dos anos anteriores, 2016 conta com uma série de novidades nas pesquisas realizadas pelo Kantar Ibope Media. Houve uma modernização no método de abordagem por parte do instituto, além de novas ferramentas que estão sendo implementadas para os assinantes das pesquisas. E após muitos anos sem novidades significativas, o meio rádio passou a conviver com várias novidades na medição, fato que tem ampliado as disputas por colocações em rankings gerais e também a expectativa a cada nova atualização.
 
Uma delas é a soma dos universos “offline” e “online”. Com a nova abordagem (20% das entrevistas são realizadas via internet), o número de ouvintes que acompanham o meio rádio via streaming foi ampliado e, na soma com o universo FM ou AM, tem causado diferenças de colocações em rankings gerais. No 05h-00h (todos os dias e locais), por exemplo, existem diferenças inclusive no “top 10” da Grande São Paulo, isso ao considerar apenas a medição do universo FM ou a soma de todos os dispositivos (FM+web). O quadro tem ampliado a expectativa a cada novo resultado.
 
A tendência é de que a soma dos universos on-line e off-line sejam absorvidas aos poucos pelos mercados. O meio tende a considerar o crescimento no número de ouvintes que passam a acompanhar o seus áudios ao vivo via dispositivos que se conectam à internet, utilizando computadores e smartphones como “novos receptores”. O fato também tem ampliado a corrida das emissoras por uma melhora em seus serviços na internet, com destaque para a qualidade do áudio via streaming.  Nos últimos panoramas destacados pelo Tudo Rádio nas principais praças brasileiras, é considerada a soma dos dois universos (FM+web), sendo sempre o 05h-00h (todos os dias e locais, trimestral e média de ouvintes por minuto). 
 
Vale lembrar que a entrevista feita via internet também amplia o universo de ouvintes no FM/AM. A partir da tarde de hoje (7), os mercados de São Paulo e do Rio de Janeiro conhecerão mais uma atualização da pesquisa de audiência do meio rádio, referente ao trimestre abril a junho de 2016.
 
Estados Unidos
 
No congresso da Abert, realizado em outubro passado na capital federal, Andrew Jeffries (vice-presidente de programação da iHeartMedia) mostrou dados de como o rádio offline se comporta com o crescimento do on-line. Nos Estados Unidos foi constatado um crescimento no número de ouvintes que acompanham o rádio via AM/FM, além de passar a contar com um novo e numeroso universo de ouvintes no ambiente on-line. Em resumo, o on-line não “roubou” audiência do rádio vias ondas terrestres, mas ajudou a criar uma nova forma de acesso ao conteúdo das emissoras, além de também auxiliar na ampliação dos números da audiência no FM/AM.
 
Tags: Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, internet, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.