Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 22 de Julho de 2016 @ 13:12

A Voz do Brasil completa 81 anos no ar em rádios de todo o Brasil

Brasília – Primeira transmissão do programa ocorreu em 1935

Publicidade
Um dos programas mais longevos do mundo está completando 81 anos nesta sexta-feira (22). O programa estatal A Voz do Brasil está no ar em rede em todo o Brasil desde 22 de julho de 1935, quando o locutor Luiz Jatobá interrompeu com sua voz grave a programação das 50 rádios que operavam no país. Nesta data estreava o Programa nacional, idealizado por um amigo de infância do então presidente, Getúlio Vargas, com o objetivo de propagandear as realizações do governo federal. 
 
Em 1939, quando Vargas já estabelecera no país a ditadura do Estado Novo, o programa, rebatizado como A Hora do Brasil, tornou-se transmissão obrigatória pelas emissoras de rádio, sempre no horário das 19 horas. Durante a vigência de outra ditadura, a do regime militar, A Hora do Brasil virou A Voz do Brasil. Mudou de nome, mas manteve seu caráter compulsório e sua marca registrada: a abertura com os acordes de “O guarani”, a ópera de Carlos Gomes, e a voz de um locutor que anunciava: em Brasília, 19 horas.
 
Quando A Voz do Brasil foi criada, o rádio era o principal meio de comunicação de massa, e não havia outros canais para os brasileiros das regiões mais longínquas se informar sobre os fatos e acontecimentos da vida do país. Nesses 80 anos que nos separam da primeira transmissão do programa, o Brasil passou por grandes transformações. Urbanizou-se e deixou de ser um país de população eminentemente rural. Sua economia se industrializou e se modernizou a ponto de estar diante da perspectiva de virar, em breve, uma das cinco maiores do mundo. 
 
Há mais de 30 anos, o país é governado por um regime democrático pleno. O rádio também mudou e se adequou à concorrência de outros meios como a televisão e a internet. O anacronismo da obrigatoriedade de transmissão, às 19 horas, de A Voz do Brasil por todas as emissoras de rádio do país, porém, permaneceu inalterado, apesar de os poderes públicos contarem hoje com grande estrutura de comunicação. Esse aparato oficial inclui a TV Brasil (controlada pelo governo federal), a Rádio Câmara, a Rádio Senado e a Rádio Justiça, além de diversas estações de TV.
 
Desde a redemocratização do país, A Voz do Brasil passou por algumas adaptações. Os acordes de “O Guarani” foram remixados ao ritmo de forró, samba, choro, bossa nova, capoeira, moda de viola e até techno. Numa tentativa de se aproximar de uma linguagem mais simples e usual, o tradicional “Em Brasília, 19 horas” também foi substituído por “7 da noite, em Brasília”. Essas tentativas de rejuvenescimento não afastaram, porém, o aspecto bolorento do programa. Ele só será eliminado com uma mudança na lei.
 
Há vários projetos no Congresso que propõem mudanças em A Voz do Brasil. No principal deles, em tramitação há mais de 10 anos, prevê a possibilidade de as rádios adequarem A Voz do Brasil às suas programações, a chamada flexibilização da transmissão do programa. Segundo as propostas, elas poderiam escolher o horário mais conveniente, entre 19 horas e meia-noite, para iniciar a veiculação do programa. A medida foi incluída por diversas vezes nas pautas para votação, porém, por vários motivos, o projeto não foi votado.
 
Nesta quinta-feira o Tudo Rádio publicou que o presidente interino Michel Temer vai assinar uma Medida Provisória para que as rádios possam flexibilizar a transmissão do programa durante o período de realização da Olimpíada. A ideia é que as estações de rádio possam escolher transmitir o programa entre 19h e 22h. No último dia 5, a Abert havia enviado ao presidente interino um ofício pedindo a flexibilização durante a Olimpíada do Rio, de 5 de agosto a 18 de setembro, para evitar interrupção de transmissão de jogos.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Voz do Brasil, aniversário, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.