Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 26 de Julho de 2016 @ 07:44

Rio de Janeiro vive expectativa para nova mudança em 102.9 FM

Rio de Janeiro - Rádio Cidade FM vive a sua última semana de operação no dial carioca. É a segunda vez que a rádio deixa o Rio

Publicidade
Olimpíadas? Sim, é o assunto do momento no Brasil e, em especial, no Rio de Janeiro. Porém no meio radiofônico um assunto passou a ter mais relevância do que os jogos olímpicos, pelo menos nesta semana e entre os radialistas cariocas. A Rádio Cidade FM 102.9 já está em sua última semana de operações no dial FM do Rio de Janeiro, com encerramento previsto para o próximo dia 30 (sábado). No dia-a-dia da rádio, pelo menos para os ouvintes, a emissora parece “normal”, divulgando patrocinadores e promoções. Porém a equipe já passou por mudanças e a Rádio Cidade se aproxima de seu segundo encerramento. 
 
A saída da Rádio Cidade pegou o mercado de surpresa, com o destino definido na última quarta-feira (20) e o assunto oficializado pelos envolvidos na quinta-feira seguinte (21). O Tudo Rádio antecipou a informação, noticiando que a Rádio Mania será o projeto sucessor em 102.9 FM, fato que também promove o retorno de uma marca já conhecida no Rio de Janeiro e que teve passagem pelo dial carioca entre 2001 e 2003. Na manhã da última sexta-feira (22), a equipe da Rádio Cidade informou a audiência sobre a sua saída da sintonia 102.9 FM, porém o anúncio foi feito apenas através da rede social Facebook, indicando também que o projeto da emissora seguirá via internet.
 
Radialistas já se despediram da emissora, ou mencionaram a saída da Rádio Cidade através de perfis em redes sociais (destaque para o Facebook). É o segundo encerramento da emissora em 102.9 FM, sendo que o primeiro ocorreu em 2006 (com a estreia da Oi FM no canal). A Rádio Cidade retornou em março de 2014 ao dial carioca, aproveitando a “onda” promovida pelo reinicio da 89 A Rádio Rock FM 89.1 em São Paulo (antiga parceira da Cidade FM durante parte da primeira passagem da FM carioca). Porém, diferente do que ocorre com a 89, a Cidade FM alegou que não poderá continuar no dial FM, pois “é difícil sobreviver com o rock” e que “o mercado brasileiro se adapta melhor a outros segmentos”.
 
A previsão é de que a saída da Rádio Cidade em 102.9 FM seja concretizada entre sexta-feira (29) e o domingo (31), porém a previsão é de que o encerramento seja consumado no sábado (30). De oficial é a estreia da Rádio Mania em 102.9 FM, marcada para o dia 1º de agosto (próxima segunda-feira). Os ouvintes fluminenses conhecem bem a Rádio Mania, projeto que conta com emissoras espalhadas pelo interior do estado (além de cobrir parcialmente a região metropolitana do Rio através da Rádio Mania FM 90.9 de Rio Bonito).
 
Encerramentos e retornos
 
O mercado de rádio do Rio de Janeiro está acostumado a acompanhar “encerramentos” e “retornos” no FM local. Não faz muito tempo que a Nativa FM teve o seu projeto encerrado no Rio de Janeiro, fato que promoveu o retorno da Antena 1 FM 103.7 ao dial carioca. Essa troca de bandeiras e projetos foi acompanhada pelos ouvintes fluminenses em dezembro passado.
 
A própria Rádio Cidade já vivenciou um encerramento em 2006 e um retorno em 2014. E sua substituta, a Rádio Mania, também será mais um “retorno” no dial fluminense.
 
Em breve o Tudo Rádio dará mais detalhes sobre a movimentação no dial FM carioca.
 
Sinal da 102.9 FM – Ouça on-line, veja o alcance de sinal da Rádio Cidade FM e de outras FMs. Escolha: Grande Rio de JaneiroRegião dos LagosRegião Serrana e/ou Sul Fluminense.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Cidade FM, Mania FM, dial, programação, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.