Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 08 de Agosto de 2016 @ 17:07

Exclusivo: Band FM se isola na liderança. Feliz FM dispara em São Paulo

São Paulo - Transcontinental, Gazeta FM, 105 FM, Top FM e Rádio Disney também ampliam suas marcas na capital paulista

Publicidade
O principal mercado de rádio da América Latina acompanhou hoje (8) mais uma atualização dos números da audiência FM, panorama medido pelo Kantar Ibope Media. E o rádio teve uma boa notícia: o meio FM apresentou um crescimento na média de ouvintes por minuto na comparação com a medição anterior, retomando o panorama positivo que já era observado no primeiro semestre deste ano. A atual medição é referente ao trimestre maio a julho de 2016 e produziu vários destaques nas disputas por colocações. Acompanhe o panorama parcial (05h-00h, todos os dias e locais, FM+Web):
 
Isolada
 
O resultado atual foi excelente para a líder geral Band FM 96.1 Na medição passada, a rádio enfrentava uma forte concorrência pelo topo no 05h-00h (todos os dias e locais), situação oferecida pela Nativa FM 95.3. Porém, na pesquisa atualizada hoje (8), a Band FM viu seu universo de ouvintes aumentar na comparação com os resultados anteriores, sendo uma das maiores marcas já obtidas pela FM nos últimos anos. Além do avanço da 96.1 FM, a movimentação do meio também isolou a Band FM na primeira colocação nos principais períodos da pesquisa. Vale lembrar que a 96.1 FM é dona da primeira posição geral há mais de 1 ano. 
 
Apesar do avanço da Band FM, o atual resultado não é ruim para a Nativa, já que a 95.3 FM segue isolada na vice-liderança geral na Grande São Paulo. 
 
A Transcontinental FM 104.7 fecha o “top 3” e esse fato não é o único destaque vindo da emissora: a 104.7 FM apresentou um crescimento considerável em sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior, o que isolou a estação na terceira colocação no 05h-00h/todos os dias e locais.
 
Avanços
 
O “top 10” contou com vários destaques: a Gazeta FM 88.1 apresentou uma melhora em seu universo de ouvintes na média por minuto, sendo uma das melhores marcas obtidas pela emissora na comparação com os resultados anteriores. Isso mantém a rádio posicionada na quinta colocação geral, atrás da estável Alpha FM 101.7 (quarto geral no 05h-00h/todos os dias e líder no segmento adulto-contemporâneo). Na sequência, o “top 10” conta com a Metropolitana FM 98.5 (mantém a sexta colocação geral no 05h-00h/todos os dias), seguida de perto pela Mix FM 106.3 (destaque para a reação da rádio em períodos como o comercial - 06h/19h - segunda à sexta-feira), 105 FM 105.1 (apresentou uma melhora considerável em sua média de audiência) e Jovem Pan FM 100.9 (estável e isolada em sua colocação).
 
A novidade relacionada à disputa pelo “top 10” fica por conta dos avanços das rádios Top FM 104.1 e Rádio Disney FM 91.3 (emissora que registrou a sua melhor marca de audiência na Grande São Paulo) . A Top FM retornou ao “top 10” no 05h-00h/todos os dias e locais, enquanto a Radio Disney aparece muito próxima da 89 A Rádio Rock no 05h-00h/todos os dias e locais, FM+Web (mas já leva vantagem no “offline”). Vale lembrar que as distâncias que separam as rádios Top FM 104.1, 89 e Rádio Disney não são grandes, ampliando assim o cenário de disputa por colocações no ranking geral (apesar das FMs não serem concorrentes diretas quando o assunto é segmentação).
 
Melhor marca
 
Nos meses passados, o tudoradio.com já estava acompanhando a tendência de alta vista nos números da Feliz FM 92.5, emissora que lidera o segmento gospel na Grande São Paulo. A rádio já estava muito próxima de estrear no “top 15” do FM paulistano, situação concretizada na pesquisa atual se considerado apenas o meio “off-line”. A estação também é dona da maior variação absoluta na média de ouvintes por minuto (offline e também no FM+web, devido o avanço da rádio na medição só FM), isso na comparação com todas as FMs medidas no ranking. A Feliz FM registrou a sua melhor marca de audiência, desde a sua estreia em 92.5 FM (ocorrida em março de 2014).
 
São Paulo também observa a intensa disputa por colocações travada entre as rádios Antena 1 FM 94.7, Kiss FM 102.1 e NOVABRASIL FM 89.7, emissoras que também variaram de forma positiva na medição de audiência (05h-00h/todos os dias/FM+Web).
 
Mais destaques
 
Rádios como  Energia 97 FM 97.7 , Rádio Gospel FM 90.1, BandNews FM 96.9 e Transamérica FM 100.1  apresentaram variações positivas em suas médias de audiência, no período 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB), na comparação com a medição passada. 
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, Panorama, São Paulo, destaques

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.