Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2016 @ 14:58

Agência Radioweb completa 15 anos com 2200 emissoras afiliadas

São Paulo – Agência de notícias prepara-se para bater a marca de 15 mil downloads diários

Publicidade
A Agência Radioweb, considerada a maior agência de notícias para rádios do Brasil, comemora 15 anos nesta terça-feira (23). A empresa, que produz e disponibiliza gratuitamente cobertura jornalística para cerca de 2.200 emissoras AM e FM, também se prepara para comemorar a marca de 15.000 downloads por dia, que deverá atingir muito em breve. Para comemorar o aniversário, a agência está realizando uma convenção na Serra Gaúcha com seus 48 colaboradores entre 22 e 24 de agosto.
 
Para marcar os 15 anos a Agência lançou um material de divulgação que tem como slogan “Radiojornalismo feito com paixão, qualidade e credibilidade". Além disso, uma série de postagem especiais em sua página no Facebook – www.facebook.com/agenciaradioweboficialhttp://www.facebook.com/agenciaradioweboficial - conta a história da Agência. A empresa nasceu em 2001, quando começou a produzir e distribuir matérias de rádio por telefone para 80 emissoras do RS. 
 
No início do século 21, com a internet ainda engatinhando, somente com linha discada, o jornalista Paulo Gilvane Borges enxergou naquela tecnologia uma possibilidade de entregar conteúdo às rádios de forma rápida e eficiente.  “Entregar arquivo MP3 via web, visto hoje, parece simples, até ridículo. Mas lá atrás nós acreditamos na evolução da internet, saímos na frente e por isso hoje somos a principal referência para as rádios em termos de produção de conteúdo jornalístico”, ressalta.
 
“A tecnologia é importante para distribuirmos a nossa produção, mas a qualidade do nosso jornalismo é o que garante a fidelidade das 2.200 emissoras afiliadas”, destaca Daniela Madeira, sócia-diretora da empresa. 
 
Em pesquisa recente, com mais de 1.700 rádios, a qualidade do jornalismo alcançou 98% entre os conceitos de Ótimo e Bom. A Radioweb já coleciona mais de 60 prêmios de jornalismo na sua história. A Agência Radioweb oferece uma média de 50 matérias por dia, com uma forte cobertura hard news. As rádios têm acesso gratuito ao conteúdo. Das emissoras afiliadas, 30% são AM e 70%, FM. Quanto ao tipo de rádio, 48% são comerciais; 48%, comunitárias e 4%, educativas. 
 
As emissoras fazem mais de 14 mil downloads diários e a marca dos 15 mil deve ser atingida até o final do ano. Considerando apenas a população das cidades-sedes das rádios afiliadas, o alcance da cobertura é de 120 milhões de brasileiros.
 
Outra inovação da Radioweb foi o modelo de negócio. Com milhares de rádios afiliadas e com alto índice de utilização dos conteúdos, a página da Agência guarda um espaço para o marketing de conteúdo. 
 
Os clientes podem chegar a centenas de emissoras e a milhões de ouvintes como notícia ou como patrocinadores. As condições deste tipo de conteúdo estão previstas no termo de parceria que a emissora adere ao se afiliar. “Fazemos marketing de conteúdo desde 2001, quando pouco se falava sobre isso”, destaca Caroline Mello, sócia-diretora da empresa.
 
Como o acesso ao site é possível somente mediante dados de usuário e senha, a agência desenvolveu um software que controla toda a utilização dos conteúdos. O sistema gera relatórios qualitativos e quantitativos, dados essenciais tanto para a Radioweb quanto para os clientes.  
 
Em 2005, com a sua expertise em radiojornalismo, a Agência Radioweb desenvolveu a tecnologia de rádio online corporativa. A solução oferece rádios totalmente personalizadas para execução via web e através de aplicativos para smartphone. O pacote é completo: design, tecnologia, música e conteúdo. Como o serviço era pouco conhecido na época, a Radioweb criou uma rádio própria para demonstração. “Foi uma iniciativa de mostrar aos clientes um novo serviço e a partir disso gerar uma necessidade no mercado”, afirma Geanoni Mousquer, sócio-diretor da empresa, em Brasília. Foi lá que nasceu a primeira rádio corporativa administrada pela Agência, a Rádio Indústria, da CNI. Hoje, a Agência Radioweb administra 13 rádios corporativas de clientes, a maioria de órgãos públicos, instituições e entidades.
 
Atualmente, a Radioweb conta com sedes em três cidades: Porto Alegre, São Paulo e Brasília. A direção é formada por Paulo Gilvane Borges (diretor-geral), Caroline Mello, Daniela Madeira e Geanoni Mousquer. Todos são jornalistas. A equipe de colaboradores soma 44 profissionais no jornalismo, no administrativo e na área técnica. No jornalismo há correspondentes fixos no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas e uma rede de freelancers em todo o país. A Agência é também uma das principais plataformas de distribuição de conteúdo da Rádio França Internacional e da Rádio ONU.
 
Apesar de as mudanças recentes do mercado de comunicação dificultarem a análise e compreensão até mesmo do momento presente, a Agência Radioweb tenta reunir elementos para planejar o seu futuro mais próximo. “Estruturalmente, o meio rádio vive um momento histórico, que é a migração das rádios AM para FM. Esta solução salvou as AM da extinção e garantiu a existência de mais de quase 1.800 emissoras. O que as AM farão no FM? Terão mais música? Mais conteúdo?”, conjectura Gilvane.
 
A Agência Radioweb acredita no crescimento ainda maior da relevância do conteúdo e, por isso, prepara-se para oferecer programas com maior tempo de duração, mais analíticos, mais contextualizados. “Esse diagnóstico parte do princípio de que as plataformas para ouvir música serão cada vez mais acessíveis, via streaming e por demanda. O ouvinte agora usa o seu pendrive, utiliza o bluetooth para executar músicas no carro a partir do seu smartphone ou assina um serviço como Spotfy. Para sobreviver, as rádios terão que oferecer mais do que um simples playlist com as 50 mais tocadas. A música não vai desaparecer do rádio, mas as pessoas dependem cada vez menos do veículo para escutar os seus gêneros preferidos. Ou seja, o diferencial estará no rádio falado, na informação, na prestação de serviço, na utilidade pública, no bate-papo, no debate”, explica Gilvane. Quanto à rede de afiliadas, a meta é alcançar três mil emissoras em cinco anos – atualmente são 2.200.
Tags: Rádio, notícias, Agência Radioweb, informações, rede

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.