Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 29 de Agosto de 2016 @ 10:54

Especial: Rádios de São Paulo optam por não retransmitir o horário político na internet

São Paulo - Enquanto no dial o horário político vai ao ar, via streaming as emissoras mantêm suas grades normais

Publicidade
As regras mudaram e o horário eleitoral “corrido” ficou com dois blocos de 10 minutos cada, um indo ao ar às 07h e o outro às 12h. Pouco tempo? A resposta é não, segundo avaliação feita por várias rádios de São Paulo. Grande parte das principais estações da capital paulista escolheram “separar” o áudio via internet em relação da grade que vai ao ar em FM e AM. Ou seja, enquanto as estações cumprem no dial a obrigação com o horário eleitoral gratuito, na internet o que se ouve é a programação normal dessas emissoras. Porém, as famosas inserções que vão ao ar nos intervalos comerciais das emissoras acabam sendo repetidas via internet.
 
O tudoradio.com deu um giro pelo dial FM/AM e pelos áudios via internet das emissoras paulistanas. E o resultado foi o seguinte (às 12h da última sexta-feira, 26): Gazeta FM 88.1, 89 A Rádio Rock FM 89.1, NOVABRASIL FM 89.7, CBN FM 90.5 AM 780, Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840, Rádio Disney FM 91.3, Rádio Trânsito FM 92.1, Rádio Estadão FM 92.9, Antena 1 FM 94.7, Nativa FM 95.3, BandNews FM 96.9, Metropolitana FM 98.5, Transamérica FM 100.1, Jovem Pan FM 100.9 AM 620, Dumont FM 104.3, Mix FM 106.3 e Eldorado FM 107.3 estavam com o horário eleitoral obrigatório no dial, porém na internet as suas grades seguiam normalmente, apesar do bloco conter apenas 10 minutos. Dessa forma, as emissoras evitam a dispersão do ouvinte durante esse intervalo eleitoral, pelo menos via internet.
 
O período eleitoral costuma ser crítico para as emissoras de rádio, por vários motivos. São muitos os detalhes obrigatórios a se considerar e, qualquer deslize, é passível de punição (financeira e outras medidas administrativas). Na parte de audiência, é histórica a curva de queda no universo de ouvintes nas medições, com recuperação dessa parcela apenas no começo do ano seguinte. Em resumo: é esperada uma queda na audiência do meio rádio entre outubro e dezembro (período em que o meio terá acesso à medição de agosto a outubro), com recuperação dos resultados apenas a partir de janeiro de 2017. Pior para as rádios que estão em cidades com mais de 200 mil habitantes, pois essas poderão ter segundo turno.
 
E o formato da propaganda eleitoral mudou em 2016: são 20 minutos diários de horário eleitoral (dois blocos, sendo 10 minutos às 7h00 e 10 minutos ao meio-dia - apenas com as propagandas dos candidatos à prefeitura), de segunda à sábado. E mais 70 minutos de inserções eleitorais (vereadores e prefeitos), espalhados pelos intervalos comerciais das emissoras. O total diário? 90 minutos de propaganda política (70 para quem acompanha via internet), sempre das 05h até as 23h59. Já aos domingos permanecem as inserções (70 minutos no total).
 
Dial em FM e AM - Ouça on-line e acompanhe a lista de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, horário político, streaming, programação

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.