Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 31 de Agosto de 2016 @ 10:51

Migrantes AM-FM em regiões “críticas” podem ocupar canais em FM convencional se reduzirem potência

São Paulo - Emissoras são orientadas pelas entidades para reduzirem suas classes para poderem ser acomodados entre 88.1 FM e 107.9 FM

Publicidade
O primeiro painel do “Dia do Rádio” no SET Expo 2016 foi relacionado à migração AM-FM, considerado o principal assunto da radiodifusão na atualidade. André Cintra, engenheiro da ABERT que realizou os estudos de canalização para acomodar as migrantes AM na faixa FM, afirmou que várias regiões do Centro-Sul do Brasil terão a possibilidade de acomodar mais rádios na chamada “faixa convencional” (88.1 FM a 107.9 FM). Porém, para isso, será necessário que as migrantes aceitem reduções de classe e potência em relação à tabela de conversão do decreto da migração AM-FM (assinado em 7 de novembro de 2013).
 
 
São várias localidades de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina com migrantes AM-FM que podem ir para a faixa convencional após a migração. Porém é necessário que todas as migrantes da localidade aceitem uma redução de potência. Pelo decreto da migração AM-FM, existe uma tabela de conversão de classes entre AM e FM (clique aqui) e algumas emissoras tem direito a classes mais elevadas, porém esse fato impossibilita que a estação consiga um canal em FM entre 88.1 FM e 107.9 FM, devido a grande concentração de canais nesses estados. Para não precisar ir para a faixa estendida (76 a 87 MHz), a migrante pode pedir redução de potência para ser acomodado na faixa convencional. 
 
Lista de localidades com possibilidade para migrar na faixa FM convencional em caso de redução de potência - Sudeste  (clique na imagem para detalhes)
 
Há um porém na redução de potência: todas as migrantes AM-FM de uma determinada localidade precisam aceitar a redução de potência para poder migrar para a faixa FM convencional. Se uma das estações migrantes não aceitar a redução, ninguém da localidade será realocado em FM convencional.
 
Cintra alertou também que as emissoras que reduzirem a potência/classe para ocupar um canal na faixa FM convencional, dificilmente terão a possibilidade de obter um aumento de potência ou promoção de classe no futuro. As entidades estão orientando os radiodifusores quanto a este processo de redução de classe para a migração AM-FM.
 
Lista de localidades com possibilidade para migrar na faixa FM convencional em caso de redução de potência - Sul (clique na imagem para detalhes)
 
Transmissores
 
José Mauro Ávila, engenheiro do comitê técnico da AESP, fez apresentações de equipamentos relacionados à transmissão em FM, com foco para a migração AM-FM. Ávila informou a oferta de transmissores em FM que já atendem a faixa estendida (76 a 87 MHz), como a brasileira Sinteck Next (participante do teste realizado através da Jovem Pan AM 620 em 84.7 FM na Grande São Paulo, entre 2014 e 2015). 
 
Recepção em FMe
 
O mercado de receptores está se adaptando à captação do FMe (FM estendido). Segundo Cauê Franzon (RBS), o setor automotivo está evoluindo na oferta de rádios com FMe, com veículos que já possuem sistemas multimídia que dispõe da faixa estendida. Os celulares com receptores FM também são facilitadores, já que os aparelhos (principalmente da linha Android) já dispõe dessa capacidade de captar frequências em FMe. Segundo Franzon, a maior dificuldade está no grande número de receptores que não se adaptaram ao processo e os receptores localizados nas casas dos ouvintes (de maior dificuldade ou incapacidade de atualização desses equipamentos)
 
O painel “Reflexos da Migração OM X FM” teve Eduardo Cappia (EMC/AESP/SET) como moderador. José Mauro Ávila (Mega Sistema de Comunicação / AESP), André Cintra (Abert), Cauê Franzon (Grupo RBS) e Claudio Lorini (LoriService) foram os palestrantes
Tags: migração AM-FM, redução de canal, FMe, transmissores, SET Expo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.