Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 02 de Setembro de 2016 @ 07:46

Curiosidade: Período eleitoral expõe local de origem das concessões em FM

São Paulo - Na capital paulista são poucas as emissoras contam com a propaganda dos candidatos às vagas municipais de São Paulo

Publicidade
É inevitável chamar a atenção para uma curiosidade que só ocorre durante o período eleitoral municipal: o local de origem das concessões em FM. É durante a corrida para as prefeituras que isso fica em evidência para o grande público de rádio, já que as estações são obrigadas a transmitir as propagandas eleitorais dos municípios de origem de suas concessões. Ou seja, o número de emissoras que transmitem o horário eleitoral com os candidatos de São Paulo é bem inferior ao volume de emissoras que operam a partir da capital paulista. Acompanhe o panorama:
 
 
Tem chamado a atenção da audiência o fato de duas rádios de São Paulo transmitirem propagandas eleitorais de Diadema, situação percebida na Nativa FM 95.3 e na Mix FM 106.3. E a corrida eleitoral em Osasco tem espaços na grade da Alpha FM 101.7 e da 89 A Rádio Rock FM 89.1. E quem acompanha a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (torre em São Bernardo do Campo) está conhecendo os nomes dos candidatos à Prefeitura e à Câmara dos Vereadores de Itanhaém (litoral paulista), isso durante as obrigações eleitorais. E a lista é extensa, com FMs sediadas em São Paulo, mas com propaganda eleitoral de Santo André, Arujá, Itapecerica da Serra, entre outros municípios.
 
Por várias questões técnicas (elas variam conforme as especificidades de cada canal e estação), algumas FMs foram autorizadas a instalarem os seus sistemas irradiantes na capital paulista, desde que mantenham algumas obrigações em seus municípios de origens (como um estúdio na cidade, 100% de cobertura local no município-origem e as obrigatoriedades com a corrida eleitoral dessas localidades). Questões topográficas das cidades-sedes de concessões somado ao porte das emissoras (além da qualidade da cobertura nos municípios de origem) podem definir o ponto de partida da estação. São Paulo conta com vários pontos cuja topografia é a mais favorável para abrigar essas estações. Já os municípios metropolitanos que contam com áreas favoráveis, acabam sediando as concessões de alta potência (casos de Mogi das Cruzes, Guarulhos, entre outras).
 
Quem transmite a propaganda eleitoral de São Paulo (capital):
 
Gazeta FM 88.1
NOVABRASIL FM 89.7
CBN FM 90.5
Rádio Disney FM 91.3
Feliz FM 92.5
Rádio Estadão FM 92.9
USP FM 93.7
Bradesco Esportes FM 94.1
Antena 1 FM 94.7
Band FM 96.1
BandNews FM 96.9
Metropolitana FM 98.5
Transamérica FM 100.1
Jovem Pan FM 100.9
Imprensa FM 102.5
Cultura FM 103.3
Eldorado FM 107.3
 
Líderes
 
A situação não é exclusiva de São Paulo. As líderes de audiência (Kantar Ibope Media) no Rio de Janeiro e em Curitiba não transmitem as propagandas eleitorais dessas capitais. No estado fluminense, a Rádio Melodia FM 97.5 transmite o horário político de Petrópolis (onde também está a torre da emissora) e em Curitiba a Massa FM 97.7 transmite a propaganda de Campo Largo (também sedia a torre da FM). Na última corrida eleitoral (em 2012), a líder geral em São Paulo também não transmitia a propaganda política da capital paulista (a Band FM 96.1 ainda não havia alcançado a liderança geral na época, alternada entre Nativa FM 95.3 e Top FM 104.1).
 
Vantagens e desvantagens
 
A possibilidade de segundo turno também pode gerar vantagens e desvantagens entre as rádios concorrentes. Por exemplo: caso Osasco não tenha segundo turno, mas São Paulo sim, rádios como Alpha FM e 89 A Rádio Rock ficarão livres de obrigações eleitorais, enquanto as concorrentes terão de seguir transmitindo a propaganda dos candidatos à Prefeitura. Uma situação é certa: em Curitiba a líder Massa FM não contará com segundo-turno, já que Campo Largo conta com menos de 200 mil eleitores (condição que anula a possibilidade de extensão da corrida eleitoral). Essa situação poderá ser observada em várias regiões metropolitanas do país. 
 
Sem horário político
 
Na última segunda-feira (29), o portal tudoradio.com realizou um levantamento das emissoras que não estão transmitindo o horário eleitoral via internet, separando o áudio do streaming em relação ao que vai ao ar em FM/AM. Clique aqui e saiba mais.
 
Dials em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas nos principais centros brasileiros: clique aqui.
 
Tenha um dial FM no seu celular - Baixe já o aplicativo tudoradio.com para celulares iOS: clique aqui e saiba mais.
 
Tags: Rádio, propaganda eleitoral, programação, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.