Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 14 de Setembro de 2016 @ 09:24

Comitê organizador da Paralimpíada instala rádio em FM para audiodescrição de jogos

Rio de Janeiro - Torcedores podem sintonizar rádio para entender partidas de bocha

Publicidade
O Comitê Organizador dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 instalou uma rádio na Arena Carioca 2 para fazer os torcedores entenderem as disputas de bocha e descrever as partidas para os cegos na arquibancada. Chamada de rádio inclusiva, o sistema tem tido o retorno esperado pela organização do evento.
 
 
Instalada em baixa potência na freqüência 89.1 FM, o sinal é captado apenas dentro da arena. Com isso, os torcedores podem levar rádios e aparelhos celulares com recepção FM e acompanhar as disputas de bocha, esporte que é disputado de forma amadora em diversas cidades do país, mas que tem suas regras e pontuações desconhecidas do público em geral.
 
“Foi uma iniciativa do Rio 2016. Quase todas as arenas têm um sistema de rádio funcionando. Não é só para comentar. Fazemos também audiodescrição para as pessoas que têm deficiência visual. Como a bocha não é um esporte muito conhecido, tentamos trazer informações sobre o esporte, explicar para que as pessoas possam entender o jogo. Tentamos colocar o torcedor dentro do que está acontecendo na quadra. São muitos detalhes. Aconteceu de o Brasil estar perdendo um jogo e a torcida vibrando, achando que estava vencendo. É muito importante esse trabalho de divulgação. Estamos muito felizes de fazer isso”, contou Claudio Garcia, responsável pela transmissão.
 
O narrador faz transmissões online dos jogos de bocha do Brasil desde a Paralimpíada de Londres, em 2012. Na época, a iniciativa era uma espécie de rádio pirata, sem direitos de transmissão. Desta vez a narração está homologada pelo Rio 2016, que disponibiliza até alguns rádios na entrada da Arena Carioca 2 para os torcedores. O número é limitado, mas qualquer um dispositivo móvel com rádio pode sintonizar a transmissão. A transmissão também é feita em inglês e espanhol pelo argentino Gustavo Cheppi.
 
Com informações do G1
Tags: Rádio, paralimpíadas, jogos, transmissão, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.