Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 24 de Setembro de 2016 @ 08:11

Dia do Rádio é comemorado neste domingo

Brasília – Data foi escolhido em virtude do aniversário de Roquette-Pinto

Publicidade
Neste domingo (25) é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Edgar Roquette-Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923 Roquete inaugurou oficialmente a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Antes dela a Rádio Clube do Recife já havia entrado no ar sendo a primeira rádio no ar no Brasil e que ainda está em operação. 
 
 
Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922 para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil e que este ano comemorou 94 anos. Segundo fontes históricas o inventor do rádio foi Guglielmo Marconi com a criação do “telégrafo sem fio” em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje.
 
Porém, é de conhecimento nacional que o rádio pode ter nascido no Brasil em 1894 pelas mãos do padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi transmitindo e receptando sinais em São Paulo mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte da capital paulista). Informações dão conta que somente em 1900 Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.
 
A rádio mais antiga em operação no Brasil é a Clube AM do Recife que em 2016 chegou aos 97 anos em operação. A emissora, que atualmente abriga a Rádio Globo AM 720 do Recife, realizou sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa no Recife em 6 de abril de 1919 tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão por não existirem receptores nas residências àquela época. 
 
Em 1920 já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro. Em fevereiro de 1923, com um pequeno transmissor de 10 watts teve sua abrangência aumentada para toda a área do Recife. Em 1934 passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira. Em 1950 inaugurou seu primeiro auditório para 200 pessoas.
 
Em 1952 passou a pertencer à cadeia dos Diários Associados de Assis Chateaubriand quando inaugurou novo auditório para 2000 pessoas. Em 2008 tornou-se uma das integrantes da Rede Clube Brasil de Rádio. Em 1931 a Rádio Clube promoveu a primeira transmissão ao vivo de futebol no Norte/Nordeste.
 
Panorama atual
 
Ao completar 94 anos no Brasil (7 de setembro de 1922 foi feita a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil) o meio rádio permanece na expectativa da resolução de vários projetos. Um deles tramita no Congresso Nacional. Os deputados federais estão com projeto de lei que flexibiliza a transmissão do programa A Voz do Brasil um dos mais antigos ainda em atividade e que atualmente acaba sendo empecilho principalmente nas grandes cidades por ter sua veiculação às 19 horas no período em que motoristas necessitam da informação do rádio para sua locomoção.
 
O outro está em pleno andamento. A migração das rádios AMs para o dial FM já é uma realidade com rádios AMs de várias partes do Brasil já com possibilidade de migrar para o FM. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, confirmou para o próximo dia 6 de outubro, a assinatura de contratos de migração de 350 rádios AM para o FM. A solenidade será no Palácio do Planalto, às 11h, e deverá reunir radiodifusores de todo o país.
 
Existem atualmente no Brasil 1.781 emissoras de rádio AM, de acordo com dados da Secretaria de Comunicação Eletrônica. Desse total, 1.386 pediram para migrar para a faixa de FM. Com a mudança, as rádios melhoram a qualidade da transmissão de sua programação, além de reverter a redução de audiência que as AMs vêm enfrentando nos últimos anos. Várias emissoras AMs já estão operando em FM em diversas cidades brasileiras.
 
Tags: Rádio, Dia do Rádio, transmissão, migração

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.